sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Por onde andei, enquanto vocês me procuravam

Meus amigos,

É com muito amor e carinho que lhes escrevo esta mensagem, após passar quase quatro semanas sem acesso ao Facebook e receber tantos emails, mensagens inbox e algumas mensagens na timeline.
 
Poucas pessoas sabiam que eu precisaria dar este tempo para cuidar de mim.
 
Há três meses, comecei a fazer um check up completo, destes que envolvem REMA, Tomo, ultrassonografias. Foram testes de imagens e laboratoriais feitos ao longo de noventa dias, para que minha médica conseguisse definir um diagnóstico preciso sobre alguns problemas de saúde que me acompanham.
 
Os resultados não foram bons, mas assim como acredito em anjos no Céu, acredito que eles também existam na Terra, e aqui, a minha atende pelo nome de L.V.M.S. É ela quem tem me assistido há exatos dois anos e que me resgatou à vida. Na nossa primeira consulta, ao final de setembro de 2011, estava andando ainda com andador, não conseguia pisar o pé esquerdo com firmeza e tinha medo. Muito medo. Medo de andar, de cair, de passar de novo por uma cirurgia e este medo me deixou em um estado de pânico grave. Logo na primeira consulta, L. me abraçou e afirmou que estaríamos juntas nesta luta até o fim.

Desde os nove anos de idade, pratiquei esportes. Comecei com natação, jazz, balé, e conforme a idade foi aumentando, introduzi musculação e todos os tipos de esportes que o tempo me permitia. Assim foi até os vinte e oito anos. Foram dezenove anos de exercícios físicos diários, e em muitos dias, cheguei a passar cinco horas na academia. A endorfina se torna um vício necessário para quem malha. Além dos exercícios físicos, comecei a trabalhar aos catorze anos, e desde que entrei na escolinha, aos três anos de idade quase, nunca parei de estudar. Da faculdade para a pós, da pós para outra graduação, especializações, enfim, uma vida intensa. Até que um dia, acordei em outro país, com meu marido expatriado, eu sem visto para trabalho e minha filha com três anos de idade, a qual eu só cuidava aos finais de semana.
 
Esta mudança radical na minha vida fez com que em um ano eu ganhasse sessenta quilos. Sem que eu me desse conta e só soube disto dois anos depois, quando entrei no consultório do meu GO e ele me explicou o porquê de há um ano eu estar tentando engravidar e não conseguir: a gordura era tanta, que parei de ovular. Desde então, comecei uma saga em busca de emagrecimento. Mesmo com sessenta quilos de obesidade mórbida, tinha exames clínicos inacreditáveis: colesterol e diabetes sempre perfeitos. Quinze dias após o diagnóstico de não conseguir engravidar, engravidei. Foi uma difícil gestação e quando meu filho nasceu, meu nível de esgotamento era tamanho, que eu pensava em me matar e matar o bebê. Até que encontrei uma solução: parei de amamentar, coloquei-o em um berçário, contratei uma personnal e passei a caminhar e a nadar, diariamente. Contudo, o que eu comia fazia com que continuasse sempre empatada.
 
Em 2007, encontrei um médico milagroso, que fazia qualquer pessoa emagrecer. Procurei-o muito esperançosa e o dr. Y.M. pediu-me alguns exames antes que começássemos o tratamento. Infelizmente, naquela semana, perdi meu pai repentinamente e demorei quase um ano para retornar com os exames. Com o organismo em ordem, comecei o tratamento a base de anfetaminas em altas doses, fora as demais substâncias usadas nas fórmulas. Em seis meses, eliminei os sessenta quilos e junto, minha saúde, meus cabelos, minhas unhas. A depressão veio imediatamente e associei que, se eu comesse e engordasse de volta, teria minha saúde, meus cabelos, minhas unhas. Não sei dizer se foi consciente ou inconsciente. Neste momento, estudava e cheguei a trabalhar por três anos, entre estágio e aulas de espanhol e inglês em escolas de Ensino Fundamental. Contudo, os fatos de: ter filhos pequenos, depender de empregada e ter um marido que trabalha sem parar, fizeram com que eu parasse tudo seis meses depois que terminei a Licenciatura. Era o ano de 2009 e eu tinha engordado quase trinta quilos.
 
Depois disto, vivi o maior pesadelo da minha vida. Havíamos comprado na planta um imóvel, dois anos antes, para que fosse um sonho realizado. Aquilo se tornou tudo de mais triste e terrível que vivi. Muita gente acompanhou minha saga por aqui, e ela teve fim há um ano e meio, quando vendi meu apartamento.
 
Desde que comecei meu tratamento com a Dra. L., consegui emagrecer e engordar vinte quilos. Num mês perdia dez, no outro aumentava cinco e assim foram mais de vinte meses. Cinco meses antes de conhecer a Dra. L., fui encaminhada de imediato para uma cardiologista do Sírio Libanês, Dra. A.M.B., que me detectou hipertensa e encaminhou-me para diversas especialidades, mas optei por trartar-me com medicina alternativa e ter uma única médica cuidando da minha saúde.
 
Todo este histórico de emagrece-engorda-emagrece-engorda foram afetando meu organismo de forma cruel. A priori, parei de produzir algumas substâncias essenciais e comecei a tomar suplementação. Nem assim conseguíamos aumentar a produção de nada. Até que neste check up, a coisa que mais alarmou minha médica foi o que veio escrito em um dos mais de cinquenta exames: “alto risco cardíaco”. Nos eletros, tanto em atividade como em repouso, a confirmação: meu coração está fraquinho e precisa se restabelecer. E o que faz meu corpo não produzir vitamina A, D, cortisol, dopamina (que afeta a adrenalina e todo o sistema nervoso) e outros hormônios? O estresse. Além da falta de nutrientes e do coração fraco, também apareceram seis nódulos na tireoide, seguido de um quadro de hipotireoidismo e a doutora foi clara: acabou a brincadeira. Ou você faz tudo que te disser agora, ou o resultado está aqui: “alto risco de doença cardíaca”.
 
Assim, foi-me passado um tratamento que em nenhum momento consiste em emagrecer, mas sim, em desestressar. A médica aumentou meus medicamentos para Transtorno de Ansiedade, no intuito de me ajudar a relaxar. Ordenou que diariamente eu faça caminhada. Caminhadas leves, respirando fundo e deixando o oxigênio entrar em meu organismo. Que eu sinta o barulho dos pássaros, observe a natureza e desfrute deste benefício que tenho, de morar ao lado de uma das maiores reservas florestais do Brasil. Também me passou suplementos diversos e em altas doses, para tentar repor de vez tudo que faltava. A alimentação deve ser seguida a risca: alimentação ortomolecular. Tenho que diariamente preparar minha refeição, o que fez com que a família inteira se tornasse saudável. Todos os alimentos são orgânicos, frescos, verduras, frutas, legumes, arroz integral, feijão azuki e peixes (salmão, atum, sardinha, pescada). Nem pensar em carne vermelha e o único lácteo permitido é uma colher de queijo cotagge passado no pão integral de 12 grãos no café da manhã. Tomo também dois litros de chá verde por dia e um copo de setecentos mililitros quando retono da caminhada. Com tudo isto, meu tempo tornou-se voltado a mim. Minhas consultas estão sendo quinzenais para monitorar tudo, o terapeuta tem ajudado muito no processo, mas o medo tomou conta de mim, e tenho tido crises de pânico. Na última semana, contudo, passei quatro dias em crise e foram as piores desde que fui diagnosticada há dez anos. A certeza de que vamos morrer porque não conseguimos respirar só pode ser descrita por quem já teve uma crise.
 
O fato é que ainda estou estressada. Melhorei muito. Faço alongamento todos os dias, coloco meu iPod no meu iPanda e relaxo na bola de Yoga. Desintoxiquei meu organismo, a pele está linda, os cabelos brilhantes e o único problema é que um dos remédios pode dar problema de pele. Estou com uma mancha ao lado do nariz, mas nada que não se resolva futuramente.
 
A coisa mais importante que existe neste momento na minha vida sou eu. Tudo é secundário. Tenho a vantagem de ter criado meus filhos sempre muito independentes. E eles têm curtido participar deste processo todo. Foi gratificante hoje ouvir minha filha pedindo para fritar um ovo e sentindo nojo com o cheiro. Acostumou-se com a comida saudável.
 
Tenho ingerido também muitas nozes, castanhas e termogênicos: pimenta, canela e gengibre.
 
Ainda não sei se houve mudança no meu quadro clínico. No primeiro dia, caminhei da minha casa até o parque: um quarteirão. Mal conseguia sair do condomínio. Voltei molhada e bufando.  Hoje, um mês depois, dou cinco mil e quinhentos passos no parque, fazendo subidas e descidas o tempo todo e volto sem suar, sem aquela transpiração excessiva. A falta de ar só existe se alguma crise de pânico está para surgir.
 
E se você chegou até aqui, parabéns. Merece todo o meu amor e carinho. Mesmo estando com saudades dos amigos, dos familiares, do contato virtual que me fazia rir muito o tempo todo, preciso, por ora, continuar afastada e focada no tratamento alimentar, medicamentoso, físico e mental (que envolve muita literatura especializada).
 
Não consigo responder aos emails que tenho recebido, nem as mensagens inbox no Facebook, porque graças a Deus são muitas. É bom sentir-se tão querida, e só tenho a certeza de que faço o certo, porque se eu fosse uma pessoa má, não teria tanta gente boa preocupada comigo. Agradeço imensamente o carinho de todos e prometo continuar dando notícias, mesmo que daqui a um mês, quando refarei toda a bateria de exames, para saber se avançamos em algo. E eu creio que sim! Porque não quero mais tratamentos paliativos, como acupuntura ou terapias que resolvem momentaneamente. Quero me curar de tudo e para sempre.
 
Quem quiser me ajudar, peço que coloquem meu nome em suas preces, pedidos, desejos, orações. Mesmo os ateus acreditam em alguma coisa, que o Universo pode conspirar a favor de quem está em busca de cura.
 
Deixo um beijo com muito amor e carinho para todos.
Úrsula - Pandinha

46 comentários:

  1. Pandinha querida...
    Já nas minhas orações...
    Se cuida.
    Foca em você agora e depois volte pra iluminar o mundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déa, obrigada pelo carinho, mas principalmente pelas orações. Já estou chegando em breve. Beijos e luz em nossos caminhos.

      Excluir
  2. Ah que felicidade encontrar você aqui, meu amor!
    Estamos morrendo de saudade, e torcendo muito para logo vc esteja novamente com a gente.
    Afastar-se do que traga algum mal e do que em nada nos acrescenta, com certeza é uma das melhores atitudes nesse momento.
    Temos certeza que este momento irá contribuir para o seu bem, e se vc estiver bem... nós, que amamos você, estaremos muito felizes!
    Qualquer coisa, é só gritar. Você sabe disso. Eu e mana Crys falamos em você todos os dias... ficamos preocupadas, e aguardamos por sua volta ansiosamente!

    Fica bem, e saiba que mesmo com tantos quilômetros nos separando, estou com você!

    Beijoo mega carinhoso, recheado de muito amor e saudade! Lov.u!!!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda....sempre te digo, agora não diariamente, mas que nada acontece por acaso. Se estou vivendo este momento, é porque precisava mesmo parar e pensar na vida! E vamos brindar a ela todos os dias. Te amo, beijos no coração

      Excluir
  3. Amiga, Voce ja pensou em fazer a bariatrica?
    Nao sei se voce precisa mrsmo e se eh obesa, mas pelos seus posts vejo que o excesso te peso te incomoda bastante, neh? Todas as minhas amigas q fizeram se dizem satisfeitas....enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, ia te mandar um email, mas nem sei se vc consegue responder algo na atual situação. Eu sempre tive medo da cirurgia, pois acho o caminho mais doloroso. Contudo, neste meu momento de reclusão, cheguei a considerá-la, mas por conta dos distúrbios que tenho, não posso fazê-la. E agora com o coração fraquinho, nem pensar em anestesia. O importante é subir meus hormônios e tudo voltará a se encaminhar. Beijo no coração

      Excluir
  4. que bacana seu relato! uma prova de amor por si, pelos seus, pela vida!!! vai em frente, cuida mto de vc, com amor! vc chega lá!
    um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, vc é um super fofo! A gente ainda não teve nem a oportunidade de conversar mais, mas em breve estarei zeradinha e de volta ao mundo do Facebook, onde tudo acontece..rs. Beijo grande

      Excluir
  5. Que Deus te proteja e ilumine toda sua jornada, te de forças nas motivações e principalmente nas desistências. Estará em minhas orações! Bjs e muita força! Ah e parabéns pela força de vontade! Fê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, obrigada pelo carinho e principalmente pelas orações. Você ainda me deve a visita, porque não aproveita agora, que tudo é light e orgânico nesta casa? Beijo grande em tds vcs, saudades

      Excluir
    2. Acredita que só ví agora seu recado! Então estou devendo mesmo uma visita...as terças estou sempre livre, qualquer dia desses nos veremos! Me liga para combinarmos ou mande e-mail, mensagem... Saudades e espero que esteja bem melhor! Beijos.

      Excluir
    3. Oiiii espero que esteja bem melhor de saúde... Estou devendo mesmo uma visita... Estou livre sempre as terças, me liga ou mande mensagens para marcarmos para eu ir aí. Saudades, beijos.

      Excluir
  6. Meu amor, acabei de ver seu inbox e sua postagem e entendi "por onde andou enquanto eu te procurava". Já deu certo porque você é determinada em tudo e se determinou a isso, já se considere vencedora. Você vai emagrecer pela sua saúde e com isso ganhar uma vida mais saudável e feliz. Estou torcendo por você porque amo seu jeito, sua personalidade, suas piadas, seus posts e seu senso de humor. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga querida....obrigada mil vezes pela preocupação. Estou caminhando para um mundo novo, desconhecido, e isto requer paciência e dedicação, mas mesmo com os contratempos, acredito que dará tudo certo! Ontem lembrei de vc: sai de salto pela segunda vez desde que quebrei a perna e coloquei o sapato que comprei pra usar no primeiro aninho do Samuca. Saudades. Beijos

      Excluir
  7. Estou na torcida e na certeza de sua vitória. Pelo pouco que sei de sua vida, percebo que és uma guerreira e uma guerreira não foge a luta. Enfrenta as dificuldades e as vence. Lembre-se : seja como uma fenix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer....obrigada pelo carinho. Vc sabe que também torço por ti e amei a novidade desta semana. Sucesso a nós duas nestas novas jornadas que abraçamos! Beijos no coração

      Excluir
  8. vc é uma pessoa de extremos...
    mas a sua opção foi a melhor, busque seu ponto de equilibrio
    boa alimentação, caminhadas, boas companhias.
    seus amigos estao aqui... e e-mail existe pra isso...e é menos invasivo que rede social...
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah minha amiga querida que amo mais que leite condensado....tirei o leite condensado e adotei vc, que só me traz benefícios! Obrigada pela força nesta semana difícil. Beijos sabor sucrilhos com sorvete!

      Excluir
  9. Pandinha querida! Eu estava sentindo tua falta! Toda vez que passo pela minha sala exala o perfume das varetinhas cheirosas que ganhei de ti. Ah, e as tri de cereja também ainda restaram um pouco,o qual apreciamos em doses homeopáticas...Não tem como te esquecer! Tanta doçura e cheirinho ótimo!!!! Estou e estarei aqui fazendo um forte pensamento para que tu consigas encontrar a paz interior. Transtorno de ansiedade é tão agressivo quanto qualquer outra patologia, a gente tem que buscar força para tirar a cabeça de dentro dele e sair pro mundo: felizes, em paz! Conta comigo, com minha energia positiva e cuida de ti sim! Vai dar tudo certo: acredita! Bjks enormes e o desejo de que em seguidinha tu estejas de volta ao mundo virtual, cheia de energia e o ótimo astral de sempre!!!!:)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda, que bom saber que estou presente na vida de vcs. Volte para Sampa que eu levo tribalas para o ano todo. Estou cuidando de tudo, em breve começo a voltar. Obrigada por tudo. Beijos em todos vcs!

      Excluir
  10. Oi Úrsula, faltou-me o ar só em ler teu relato. O ar voltou ao perceber que estás no caminho certo.
    Que bom que a família toda está nesse processo de cura e busca pelo natural, pelo saudável.
    O máximo que que posso te dizer é persista, não deixa que um passo para trás te paralise e te impeça de continuar em busca dos teus objetivos.
    Um bjim pra ti e toda a família Panda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, sabe que ainda não me conformo que ficamos juntas por tanto tempo no encontro e não nos "encontramos". E exatamente pela crise de pânico que precisei sair de mansinho. Eu adoro gaúchos e gaúchas e no próximo encontro, ficarei na escada te esperando. Obrigada pela preocupação e pela torcida. Um beijo gigante!

      Excluir
  11. Vou acompanhar você e tenho certeza de que serei surpreendida por ótimas notícias, sempre.
    Acredite em você,Úrsula, como está fazendo.
    Beijo e estará em minha orações.
    Tudo podemos, Naquele que nos fortalece. Isto nada mais quer dizer que "faça a sua parte e confie Nele".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, suas palavras e sua sabedoria me ajudam tanto....vc tvz não consiga imaginar, mas algumas pessoas são nossas forças inconscientes e você é uma das minhas. Obrigada por tudo, sempre. E sem Ele, nada disso seria possível. Beijokas

      Excluir
  12. Ufa! Enfim notícias ......
    Estava preocupada. Você está certíssima, primeiro a sua saúde, se não for assim, nada andará para frente.
    Você sempre esteve nos meus pensamentos, agora mais ainda, estarei todos os dias mandando energias positivas e força para você. Você ficará "nos trinques" rapidinho, acredite!
    Deus está ao seu lado sempre, pense nisso!
    E vamos que vamos, a vida é linda amiga.
    Gosto muito de você, sinceramente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, saudade do seu alto astral, mas com meu gatinho no meu quarto me fazendo lembrar de ti todos os dias. Daqui a pouco estou de volta viu? Beijo grande, adoro vc.

      Excluir
  13. Ursula, não sabe como aliviou meu coração ter notícias suas. Mesmo sem conhecê-la pessoalmente, você é parte importante da minha vida. Pode ter certeza que você está nas minhas orações. Você irá se recuperar plenamente, eu acredito muito. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, obrigada pelo carinho, pela preocupação e pelas orações. Daqui a pouco estou forte para estar de volta! Beijo com carinho!

      Excluir
  14. Estamos juntas meu amor! E com muita saudades!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lynoca, a situação que nos uniu sempre será triste, mas o elo que fizemos é verdadeiro e a gente vai se segurando. Beijos minha amiga querida!

      Excluir
  15. Ursula ufa que guerreira que você no dia do Encontro não entendi porque você foi embora mas depois com sua explicação fiquei preocupada apesar de não termos tempo de conversar saiba que desde aquele dia você esta nos meus pensamentos e com certeza nas minhas orações.
    Isso mesmo foque em você se ame acima de tudo para depois saber amar o proximo.
    E que maravilha de familia parabéns.
    Se cuida e saiba que Deus esta com você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, pois é....fui embora do encontro pq uma das coisas que me dá pânico é multidão e espaços apertados. Eu tinha que ter saído medicada, mas como pensei que ia dirigir, não tomei remédios. No fim, marido me levou e buscou e eu poderia ter me medicado e aproveitado tudo. Fico feliz quando as pessoas acreditam que Deus está com a gente, pois só Ele para nos guiar. Beijo grande querida, fique com Deus

      Excluir
  16. carinho sempre e minhas oracoes te acompanhando..pesinho pra frente e nunca para traz..bjs amiga e tudo vai dar certo.sua amiga velha, nova de agora mas de sempre...Deza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deza, seu carinho é recebido sempre, pois vc está diariamente ao meu lado, presente na parede do meu escritório. Obrigada por tudo, principalmente pelas orações. Beijo grande

      Excluir
  17. Saude, gorducha! Vamos que vamos! Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei cara pálida.....vamos logo antes que eu vá sem você hein? Lov ú!

      Excluir
  18. Só digo isso:
    <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belzita, corações sabor cacau baiano, o original!!!!!! Beijo grande amiga

      Excluir
  19. Busque o melhor sempre! Sempre terá gente aqui te esperando e torcendo por você! :) Estará sempre em minha orações!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada por estar sempre presente, e mesmo neste momento difícil da sua vida, estar torcendo por mim. Também oro por ti e por tua família. Um beijo apertado no coração

      Excluir
  20. realmente a certeza da morte existe, mas quando passamos por doença, enfermidade o medo toma conta. vc imagina o que passei também e só consegui passar, pois minha fé aumentou 1000% e sempre tive força e certeza da cura.
    Não deixe nada NEGATIVO tomar conta de vc, tudo dará certo e vc guerreira conseguirá.
    Deus te abençoe.
    bj Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula....pessoas como vc falam de cátedra sobre as algurias da vida e como só depende de nós a vitória. Obrigada pelo exemplo de vida que você é e em quem eu me espelho. Beijo no coração e fiquemos com Deus.

      Excluir
  21. Nossa prima, não sabia q ja tinha passado por tudo isso, e q ainda esta passando por problemas, mas olha só se algum dia além de oraçoes, vc achar q posso fazer algo mais por vc, qualquer coisa q seja, é só dar um toque q farei com o maior prazer. bjsssssss, melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha priminha mais menor de pequena, e mais maior de grande de coração....obrigada pelo carinho viu? Pode deixar que qualquer coisa eu grito!!!! Beijo grande

      Excluir
  22. Filha, sei que tudo será superado, basta você querer.
    Deus está com você, segura na mão Dele e siga em frente.
    Estou aqui, precisando, grite help!
    Beijos com muito amor e carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamys, você está quase me curando. Este final de semana de ajuda foi primordial para eu recuperar o equilíbrio e as forças. Lov ú, beijos e obrigada por tudo

      Excluir