domingo, 9 de junho de 2013

Sobre amizades virtuais

Há quase dois anos não escrevo um post novo para meu blog. Pouco tempo depois de parar de blogar, bloqueei todos os posts, deixando o blog literalmente às moscas. Até que em janeiro, resolvi desbloquear os textos, comecei, abandonei de novo, e há um mês desbloqueei setecentos textos que ainda estavam "escondidos".

Neste tempo afastada da blogsfera, o que eu fiz? Desabafei todos os meus devaneios no Facebook. Sempre com mais ideias do que espaço pra escrever, relutando em retomar meu espaço por aqui, acabei criando um pseudônimo e um blog novo, que pretendia estrear neste mês.

Com o tempo, veio a pergunta: por que usar um pseudônimo e deixar de ser eu mesma? Pra agradar trouxa que fica bisbilhotando minha vida? FODA-SE! É isto aí! Não gosta do que lê por aqui, fecha a página, porque continuarei no meu espaço, na minha 'casa', com as portas escancaradas e livres pra quem quiser entrar, liberdade, a mesma, que usarei para dizer o que bem entendo!

Estou completando dez anos como blogueira, e este é meu quarto blog. Depois deste, criei alguns outros, que estão no ar, mas não estão ativos. Agora, quero reativar este cantinho que tanto me faz bem, e que me trouxe tantas pessoas queridas na vida!

Do blog, levamos pessoas para as relações nas redes sociais. E destas relações, surgem novas relações. Algumas blogueiras, outras ex-blogueiras, outras novas blogueiras.

Passei momentos muito difíceis nos últimos dois anos, principalmente em relação à minha saúde. Nestes momentos, conseguimos direitinho separar o joio do trigo, e quando é possível visualizar esta separação, passamos por um processo interior de crescimento tremendo. Acredito também que a proximidade com os quarenta tem ajudado nesta maturidade que insiste em tomar conta de metade de mim. Porque a outra metade, para (in)felicidade geral da nação, nasceu e morrerá criança.

Fiz muitas amizades no Facebook nos últimos tempos. De vários lugares, de várias idades, das mais diferentes tribos. Não tenho dúvida de que estas pessoas foram fundamentais e essenciais neste meu processo de cura. 

Ainda há pessoas que têm medo da internet. Respeito. Como respeito toda e qualquer opinião, e exijo que as minhas sejam respeitadas. É no respeitar que encontramos a grande 'sacada' de viver: saber que somos diferentes, e as diferenças agregam, principalmente quando são contrárias às nossas vontades, desejos, opiniões.

Graças às amizades virtuais, resolvi retomar este espaço. Graças às amizades virtuais, fui convidada pra fazer parte de alguns grupos de blogueiras na internet e estou resgatando projetos de vida.

A amizade é a essência do indivíduo. Já disse Rousseau, que somos seres gregários, e precisamos viver em sociedade. Então, um viva à sociedade, mesmo que ela seja alternativa!

p.s.: Quero deixar um beijo pra amiga blogueira Cacau Venturini, que achou que eu tinha retomado o blog. Amiga...agora sim, estou voltando!

7 comentários:

  1. Aeeeeeeee, de volta aos textos inteligentes nos blogs!!!
    Adoro ler você Panda, adoro estar na sua jaula kkkkk
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Seja bem voltada, querida! Seu blog nunca saiu da minha lista de feeds, eu sempre soube que você voltaria, em algum momento.
    E que bom que você me incluiu na lista de pessoas com quem continuou a ter contato... :)
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Achei seu blog por acaso! Adorei os posts.
    E por falar em mundo de blogs, me tornei blogueira recentemente, depois de ter me tornado mãe. Estou adorando essa aventura de descobrir novos mundos, novas cabeças pensantes, novas vidas, através dos blogs.
    O meu é sobre otimização de tempo, destinado, principalmente, às mulheres mães. Depois, dá uma passadinha por lá.
    Bjo!
    http://cademeutempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vem com tudo, Pandinhaaa!!

    Eu ainda não terminei de ler aqui, mas logo consigo concluir!

    Você é um presentão pra mim!


    Beeeeijooo!!! <3 <3

    ResponderExcluir
  5. Valeu galera!!!!! Agora....vao ter que me engolir!!!! Beijos em tds!

    ResponderExcluir
  6. Silvia, estive no seu blog e te deixei msg! Beijos

    ResponderExcluir