terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sobre a "formatura" do meu filho de CINCO ANOS

Recebi uma circular da escola do meu filho, que me deixou bastante chocada. Vou reproduzí-la abaixo, e depois fazer algumas esplanações.

"Formatura Infantil II 2011 - O Fantástico Mundo dos Musicais

Srs. Pais

A formatura dos alunos do Infantil II acontecerá dia 01/12/2011 às 20h, no auditório Elis Regina do Palácio de Convenções Anhembi. Visando minimizar custos e facilitar as contratações que viabilizam este evento, a Escola oferece a todos os pais, 04 (quatro) opções de serviços que estarão à disposição.

O tema da formatura será: "O fantástico mundo dos musicais". De acordo com os personagens do tema escolhido, os pais necessitarão providenciar a aquisição e ou a confecção de uma fantasia para seus filhos.

Oportunamente enviaremos via agenda uma cópia colorida da fantasia com o nome dos componentes do grupo e nome/telefone das mães, para que possam combinar entre si a maneira mais prática de confeccioná-las.

Bassta assinalar com um x no campo escolhido.

(  ) Formatura - 440,00
(  ) Formatura + filmagem em dvd duplo - 600,00
(  ) Formatura + Álbum com 15 fotos - 620,00
(  ) Formatura + filmagem + álbum com 15 fotos - 780,00

Qualquer opção poderá ser paga em três parcelas iguais com vencimentos em 25/09, 25/10 e 25/11.

Obs.: Para pedidos extras de fotos, as mesmas terão o custo de 12,00 por unidade.

Solicitamos que nos enviem a opção desejada acompanhada de todos os cheques pré datados com maior brevidade para nos organizarmos.

(...)"

Vamos aos pontos:

1. Data escolhida: 01 de dezembro - QUINTA-FEIRA. Isto lá é dia de fazer evento deste porte, já que os pais e mães trabalham, e ninguém trabalha na esquina de casa?

2. Horário da escolha: 20h. Horário EXTREMAMENTE infeliz. Estamos falando de crianças de CINCO ANOS. 

3. Local escolhido: auditório Elis Regina. Gente, que mundo é este? Um rito de passagem praticamente insignificante para as crianças, ser realizado no Elis Regina?

4. Tema da formatura: podemos dizer que trata-se de um evento escolar de final de ano, jamais de uma formatura. Pois uma formatura é a entrega solene de um diploma, simbólico ou não. Não tem dança, show, tampouco tema.

5. Aquisição de roupas: como os pais não tem o que fazer da vida, a escola cria o evento para agradar os próprios pais que gostam de circo eventos. E os pais que são normais, que levam seus filhos para a escola com intuitos pedagógicos e não circenses e sociais, são obrigados a se reunir com outros pais para, juntos, confeccionarem fantasias de palhacinhos.

6. Vamos aos pagamentos. Percebamos que a primeira opção, trata-se apenas do pagamento da locação do Elis Regina. E mais alguns papéis que a escola deve entregar, e que jogaremos fora após a primeira semana do tal evento. Para quem paga QUATROCENTOS E QUARENTA DINHEIROS para uma "formatura" de uma criança de CINCO ANOS, será que deixará de filmar e fotografar? Então, consideremos como ÚNICA opção a quarta - SETECENTOS E SETENTA DINHEIROS.

Graças a Deus, na nossa família, temos a condição hoje de pagar os 770 dinheiros pelas fotos, vídeo e "formatura", pagar pela fantasia, pagar pelo traje de gala (que provavelmente deve ser pedido mais pra frente, suponho eu), pagar estacionamento, e lá vamos nós. Mas não vamos pagar.

Por quais razões?

1. Eu, enquanto mãe, não estou de acordo com eventos deste porte na escola. Como educadora, abomino por completo, pois o retorno pedagógico ou social para a criança é NULO!
2. Não quero expôr meu filho, a dançar no palco do Elis Regina, juntamente com outras aproximadas 100 crianças de cinco anos, numa quinta-feira, oito da noite (claro, óbvio, que jamais o evento começará oito da noite. Alguém truca?).
3. Agora falando apenas como professora: as professoras passarão dias e dias ensaiando as pobres marionetes crianças, perdendo seus tempos preciosos de aula, quando poderiam estar trabalhando com as crianças aulas de expressão corporal, teatro, apresentações dentro de sala de aula. E depois lá vão as coitadas, a grande maioria sem carro, ficar até meia-noite (alguém acredita que termine antes disto?) e depois estarem prontas, lindas e aptas a se apresentarem no dia seguinte, sete da madruga, em seus postos de trabalho.
4. Se aos CINCO ANOS, eu proporcionar para meu filho a participação em um espetáculo circense evento deste porte, o que oferecerei a ele quando ele ganhar seu diploma de bacharél?

Ainda bem que meu filho é uma criança muito bem orientada, e a primeira coisa que me disse, ao me entregar a agenda, foi que não quer participar desta "formatura". Como prêmio por não fazer parte destas maluquices, vai ganhar um passeio muito legal com a família, e se quiser, com os amigos, e ser muito mais feliz. E sem sono. 

Contudo, não culpo a escola. A culpa é apenas dos pais, que acreditam que quanto maior o espetáculo, melhor é a escola. Aceitam este tipo de proposta, assinam três cheques e sujeitam seus filhos a este tipo de coisa. Que cobram da escola que a "formatura" seja no mesmo nível da "formatura" do filho da amiga que foi um circo parecido. A escola só cumpre seu papel no mundo capitalista: fazer com que as pessoas consumam seu produto e sintam-se satisfeitas. Só se esquece de que o produto da escola é outro; chama-se EDUCAÇÃO!

28 comentários:

  1. Ursula, boa tarde!!!
    Os meninos tiveram no Dante, uma "formatura" sem custo nenhum aos pais, na verdade se trata da festa do livro, eles recebem, de graça, um determinado livro para simbolizar a passagem da infância à alfabetização, é uma festa maravilhosa, sem custo algum, só pagamos as fotos e filmagens, por sinal deu total de +ou- R$120,00.
    Vou emprestar para vc o DVD, assim vc pode usar como argumento de como se fazer uma festa sem custos.
    No ano do Lipe, eles homenagearam o "Braguinha" e "Beethoven" montaram uma banda e tocaram e cantaram as músicas deles, foi simplesmente maravilhoso.
    Foi uma festa que o traje era o próprio uniforme, sem custo algum para os pais e extremamente muito emocionante que até hoje eu choro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo, sem tirar nem por uma vírgula!
    Ai, que óooodio desse tipo de coisa que faz com que os pobres fiquei [ainda mais] endividados e os ricos [ainda mais] exibidos, sem necessidade alguma.
    Mas sofro mesmo é pensando nas professoras... porque já estive no lugar delas, quando era regente de coral de escola. As crianças, que cantavam por amor e prazer, tinham que aprender maisdenãoseiquantas músicas nada a ver só por conta do "tema" da formatura DOS OUTROS!!!
    Enfim... ainda bem que existem pais e mães pensantes, e crianças espertas como o Peteleco.

    Ah, me chama pro passeio de comemoração? Eu fotografo!!! ;)

    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Bicho, isso é um absurdo! Tem que mandar suas colocações pra eles. Ta chegando a hora em que vai voltar a ser interessante educar as criancas em casa mesmo, só ensinando a pescar, a nadar e a respeitar as arvores...

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu concordo com absolutamente tudo isso e também me recusaria a permitir que meu filho participasse. Agora me pergunto, o que acontece quando a criança vendo todos os amigos fazerem parte do circo, quer participar? Difícil, né? Sorte sua que seu filho não quer.
    Um beijo,
    N.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, em que escola ele está estudando mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Querida, seu eu fosse tu, mandava este textinho magnifico para cada um dos pais e mães dos amiguinhos dele.

    Ah!!! já disse que quero ser como vc quando eu crescer?

    OBS: estou morrendo de inveja da tarde que passou com a than... hehehehehe.

    Than sua chata, quem mandou vc is lá na panda hoje??? eu deixei por acaso?

    Beijos, amo as duas.

    ResponderExcluir
  7. Como educadora, te digo que isso é uma distorção... Uma coisa completamente fora da realidade.
    Poupe seu filho...
    Um dia ele vai te agradecer.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  8. afffff pandis!
    q doidera isso!
    os caras querem arrancar uma grana desnecessaria só pra dar show!!

    Leo agradecerá!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Acredio que não seja só vc que está horrorizada com tal formatura.
    Não seria oportuno também falar com as outras mães pra saber?? Eu acredito que essa escola está estrapolando o que tanto pregamos como mestras que somos.
    Não acredito que muitos pais se empolguem em pagar exorbitante quantia, num horário inapropriado pra cças de 5 anos,pra fazer uma "formatura" de nada e sem sentido.
    Criança gosta de festinha na própria escola onde os pais estejam lá pra dar tchau, beijinhos e tirar fotos...Família e escola devem estar juntas na educação dos filhos com os mesmos objetivos...
    Culpo a escola sim por trocar o simples, o real pelo fantasioso, numa época de crise e tantas diferenças sociais. Fico assustada por coisas que acontecem ainda nesse mundo.
    Será esse valor que se deve passar pra uma criança que mal começou a viver a vida? è hora de questionar a escola...
    Concordo com sua opinião e com a atitude de seu filho em não querer participar..
    Beijocas carinhosas
    Marcia

    ResponderExcluir
  10. Ursula, tens toda a razão! E ainda bem que seu filho é bem educado e não quer participar... se quisesse, afe, ai sim seria um problema! Esse mundo tá virado mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Prima, eu concordo plenamente!
    Eu recebi esse tipo de coisa no começo do ano! Eu fico sempre revoltada. E com certeza é culpa dos pais! Não sei porque eles gostam tanto de pagar para ficar disputando um espaço para tirar foto dos filhos nessa festas ruins (é assim que eu penso)! E o pior que no meu caso, a Lorena quer participar. Acho que na escola eles ficam falando para ela: "Ai que pena você não vai participar".
    Temos que ir contra essa palhaçada toda, não devemos aceitar! Vamos parar de encher os bolsos dos outros. Para mim é uma forma de ganhar dinheiro fácil. Sabem que as crianças vão querer participar, assim é muito fácil!
    Acho que é exploração!

    ResponderExcluir
  12. Estamos vivendo um momento de distorsão, onde o parecer prevalece sobre o ser. Um mundo marcado por status e com poucos valores morais, predominado sim os valores monetários. Deve Existir sim um rito de passagem e deve haver este momento para as crianças, mas poderíamos ter algo mais singelo, um momento professor e pais juntos aos seus filhos, pois estes são os tutores nesta fase da vida destes pequenos.

    Milton Hummel

    ResponderExcluir
  13. Ursula

    Pensei em falar sobre as "formaturas" dos meus filhos...mas foram cerimônias simples, na própria escola.Estou as voltas com a Formatura do Nicolas do Fundamental...e pasme : a colação, jantar e baile, com direito a 10 convidados é apenas um pouco mais que os 770.
    Esta situação que vc descreve presenciei há uns 13 anos, quando trabalhávamos com foto e vídeo.
    Imagine a família se deslocando em dia de semana do extremo Sul da cidade-Interlagos-até o TUCA, em Perdizes !?
    Estive nos bastidores da festa e posso lhe dizer que foi uma grande confusão...mas os pais se "realizam" na apresentação. Uma loucura...mas é uma máquina de $$$. Ganha a escola, ganha a empresa que organiza o evento, ganham os fotógrafos... E pouco importa o que sentem os pequenos.
    Concordo com você que os pais são responsáveis, mas a escola pode e deve impor limites. Afinal qual o seu papel ?! Se vc quisesse assistir a espetáculos colocaria seu filho em uma escola de Artes...Qualquer hora te escrevo a minha percepção de mãe de modelo...As situações são bem piores...beiram o ridículo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Amiga,

    Isso tudo é um absurdo!!!!
    Concordo com tudo o que você disse!!
    Os pais que exigem esse tipo de coisa acham que é status fazer esse circo. É claro que é só para se exibir. Ridículo!!!
    É por essas e por outras que tem muita criancinha com papo de adulto, no clima de competição.
    Os valores se perderam. A escola, que antes era sinônimo de educação, se transformou em ostentação. O que será do futuro dessas crianças com essa base que estão tendo?
    Sério, isso me preocupa!
    O Leleco é um menino muito inteligente por não querer participar. E isso, minha amiga, vem da ótima base familiar que ele tem.

    ResponderExcluir
  15. Nossa amiga, é o que estávamos falando hoje...um absurdo, fazem de tudo para arrancar dinheiro.
    beijão

    ResponderExcluir
  16. Queridas pessoas...responderei seus comentários e agradeço imensamente a interação neste meu momento de indignação!

    Fê Nahas...uma escola elitizada, onde os pais têm $ e não precisam ostentar (pq quem tem não mostra) torna-se o exemplo neste mundo cão. Assistirei ao vídeo e farei uma cópia para entregar na escola!

    Bel, as professoras são coitadas, vítimas do sistema, que ganham um salário miserável e ainda precisam aturar algumas mães que não educam seus filhos e exigem que o professor o faça.

    VEMCHA, td que é natural, é "grátis", o sistema capitalista não fatura com isto, concorda?

    Ní, este é um questionamento que levarei à escola, quero saber o que meu filho fará durante os ensaios circenses!

    Rita, te mandei em off o nome da escola!

    Carol, infelizmente, há mães na classe do meu filho que me acham muito crítica (quer dizer, até hoje só uma disse isto). E a criança, filha desta mãe, é como meu filho, também não gosta de circo!

    Karina, é muito bom ver que uma educadora pensa como eu! Obrigada!

    Than, vai vendo em que mundo trouxemos nossos filhos...

    Tia Márcia, os responsáveis por este circo são os pais e a escola. Um encena, o outro aplaude. Temos aqui neste "debate" diferentes gerações de educadores, que se indignaram tanto quanto eu! Uma pena que é assim...

    Glenda, ainda bem que meu filho não quer participar. Mas fico triste pelas mães de meninas, que adoram dançar e gostam deste tipo de espetáculo. Lamento, contudo, que elas acabem cedendo àquilo que o filho deseja!

    Prima, exatamente o que eu disse acima para a Glenda: a Lorena quer participar, pq menina gosta disto. Que bom que vc tem o bom senso de não ceder, e está preocupada em deixar uma filha melhor para este mundo louco!

    Marido, sou muito feliz por compartilharmos da mesma opinião neste assunto, pois seria muito conflituoso se cada um pensasse de um jeito. Mas acho que neste caso, não teríamos nos casado, pois trata-se de distorção muito grande!

    Lu, falou a psicóloga e que entende dos bastidores da fama. E disse tudo. Quem quer filho estrela, procure o lugar adequado, não o lugar onde se pratica a educação formal, e precisa passar valores aos nossos filhos. Tristeza viver isto!

    Ká, os pais hoje querem "adultizar" os filhos, sempre! Deixam participar da vida adulta, enchem as crianças com coisas que não pertencem à infância. Culpa da ignorância, pois estes pais não sabem o preço que pagarão muito em breve, por ter impedido que as crianças vivessem esta fase tão importante da vida chamada INFÂNCIA!

    Isa, o $ pode ser o + importante pra escola. Ou não. Vejo aqui que o que importa mais é a fama: "meu filho estuda numa escola cuja formatura é magnífica". Atrair público para o futuro! Que pena...

    ResponderExcluir
  17. Panda, cheguei atrasada mas cheguei...rsrsrs
    Eu acho q devem ter mais pais com a sua opinião. O duro é q existem crianças q gostam de participar. E ai os pais pagam pra ver a criança feliz (alem claro dos pais exibicionistas, concordo!).
    Te falo isso pq eu era dessas crianças, queria participar de td, era carente ao extremo, kkkk. E como criança nem tinha ideia do dindim q gastavam comigo.
    Claro q nao devia ser mto pq sempre estudei em escola de bairro mas era festa da escola, festa do ballet, festa da escola de musica.... affff!
    De qq forma, acho um porre o horario, o custo, o local (podia ser na propria escola) e o fato de querer q os pais sejam tb costureiros...
    E se vc tem a sorte do Peteleco ser "light" e nem ligar, acho q tem mesmo q falar seus motivos pra escola.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Também quero em off o nome da escola... Marido meu perguntou qual era, e até jogou no goolge... foi lá que achamos o projeto "O fantástico mundo das drogas" da Escola Estadual Tancredo Neves em Taiobeiras - MG:
    http://eeptancredoneves.blogspot.com/2011/02/o-fantastico-mundo-das-drogas.html

    ResponderExcluir
  19. DaniDani, eu tb era da turma das crianças q adoravam dançar, participar, encenar. A Isabela tb. A questao aí é o porte do evento e os valores distorcidos q se passa pra uma criança com td isto, entende? Como muita gente disse, uma apresentaçao singela na escola teria representaçao, simbologia, e nao glamour...entende?

    ResponderExcluir
  20. Bel, te mamdarei em off. Mas vc vai cair pra tras qd descobrir q nao se trata de Dante, Rio Branco, Bandeirantes, Santa Cruz, Sao Luiz, Porto Seguro, Arquidiocesano....ou nenhuma outra escola perto do glamour destas citadas...

    ResponderExcluir
  21. Ursinha, no meu caso eu ficaria entre a cruz e caldeirinha.
    Na escola do Yuri tb vai ter e ainda nem sei quanto e nem como vai ser, minha sogra por sua vez já está guardando dinheiro para que ele participe porque não teria este dinheiro que vc mencionou de imediato, tenho muitas outras prioridades, vc sabe.
    Na minha opinião eu acho eles muito pequenos para ter muito glamour, acho legal uma pequena formatura em horário acessivel tanto as crianças como aos pais, simbolizando a passagem para outro "nivel", mas deixar de participar talvez eu me arrependeria no futuro e acho que o Yuri ficaria triste em saber que os amigos estão ensaiando para a formatura e ele não. Deixa eu saber como vai ser do Yuri que te conto, mas como vc falou a culpa talvez seja dos pais por pura vaidade quere tanto glamour e por sua vez a escola que não vai gastar nada quer fazer o melhor para ficar no ranking das melhores escolas da zona norte.

    ResponderExcluir
  22. Ursula! Que abesurrdooooo! Concordo com vc...comecei a ler a circular e me veio a imagem da formatura do Gastão postada no FB....tudo simples, e a gente se lembra até agora, não é? Adorei o fato de vcs fazerem um passeio para comemorar, muito mais legal!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Úrsula! Não sei se vc vai se lembrar de mim... Nós conversamos por e-mail no ano passado, depois que li um tópico seu sobre escolas da Zona Norte.
    Cada vez que leio um tópico escrito por vc sobre o assunto educação, vejo o quanto é difícil escolher uma boa escola.
    Eu acho que algumas escolas sabem se vender muito bem, boas de marketing, falam as palavras que os pais querem ouvir (quando "sacam" o perfil dos pais). Assim como um produto que a gente vê na propaganda e acredita ser tudo aquilo. Mas não é bem assim...
    Agora, outras escolas vivem das glórias do passado, mas hoje já não são mais o que eram. Vivem de sua fama.
    Mas, na verdade, só os alunos e professores sabem o que acontece de verdade depois que os portões se fecham (e nós pais ficamos de fora).
    Eu cheguei à algumas conclusões. Qdo a gente visita uma escola, a gente não faz contas. Eu explico. A gente vê toda a infraestrutura e pensa "nossa, meu filho vai brincar nesse parquinho todos os dias", mas a gente não faz as contas de quantas salas de aula tem naquele período para usar o tal parquinho e aí constata que isso não será possível. São muuuitas salas de aula pra 1 parquinho, 1 brinquedoteca...
    Outra coisa é sobre professora assistente. A gente acha ótimo, mas nem em todas as escolas essa professora assistente fica na sala junto com a professora titular pois ela "reveza" com a professora titular (ou fica uma ou outra em sala), isso quando a assistente não é deslocada constantemente pra fazer outras tarefas dentro da escola. Ou ainda escola (cara $$$)que vem com aquele papo de que as crianças de 5 anos já não precisam de ajuda para nada, que fazem tudo sozinhos, por isso não precisam de assistente em sala (isso estimularia a independência dos pequenos). Medo.
    Graças à Deus, acho que encontrei uma boa escola para minha filha, aqui mesmo na ZN. Ela é muito bem cuidada, orientada e acompanhada de perto, as turmas são reduzidas, tem professora e assistente em sala e na hora do lanche tb, eles conhecem todos os alunos e sua história, valorizam o respeito e a amizade entre os alunos e o colégio não tem trocentas salas de aula. É um colégio aconchegante, com boa estrutura e espaços planejados. O foco deles é na educação e não em apresentações bem ensaiadas para inglês ver. As crianças se apresentam de forma descontraída e do jeito que conseguem, na própria escola. Não é uma escola perfeita, tem escadas (que eu não queria) e o parquinho é pequeno, mas minha filha (e sua intuição de ouro) insistiu muuuito para estudar lá (e não tinha vaga; mas com a procura eles abriram mais uma turma e ela entrou). Ela está muito feliz lá e está se desenvolvendo como nunca. Como dizem os avós dela "abençoada escola!" Até agora estamos satisfeitos mas estamos sempre de olho! Se vc quiser, te mando o nome por e-mail.
    Sobre a escola dos seus filhos, acho que vale sim vc conversar com a escola e com os pais. Quem sabe eles caem na real? Tem que tomar cuidado com o exagero, pra não virar uma coisa carnavalesca (com direito à samba enredo, alegoria e apresentação em lugar suntuoso) só pra divertir os turistas. Qual a intenção de tudo isso? Dá pra fazer na escola, em dia e horários possíveis à todos, de forma descontraída e prazerosa à todos. São crianças e não pequenas misses.
    bj
    Lena

    ResponderExcluir
  24. Lena, claro que me lembro de ti! Quero seu email, pode me escrever? Sonharei com a escola q vc falou! Ursulahummel@hotmail.cm

    ResponderExcluir
  25. Jaquerida, mesmo q o Leleco se frustrasse, eu nao pagaria esta formatura. Pois vai contra meus valores, e frustraçoes fazem parte da formaçao das crianças! Mas a tia Sonia JAMAIS fara na Floresta Encantada um circo deste porte!!!

    Si...aproveita a Alemanha e nao volte tao cedo! Garanta estudo de qualidade para sua bb! E nossa formatura no Gastao...ah, aquilo sim fazia sentido!!!

    ResponderExcluir
  26. Sim, Panda, com certeza. As crianças crescem com outros valores, eu te entendo.
    Mas é como eu te disse, a escola está errada em promover algo tão grandioso pq alguns pais devem não concordar mas não sabem como dizer ao filho que ele não irá participar. Cruel!
    Bjão amiga!

    ResponderExcluir
  27. Oi Úrsula, tudo bem? Assim como a Lena, eu também te enviei um email falando sobre escolas no ano passado. Na época eu estava querendo mudar a minha filha de escola e no final vc me disse que seus filhos estavam na mesma escola que ela estuda. Vc se lembra? Pois é, sua opinião pesou muito naquela época pra mim e decidi mantê-la por lá mais 1 ano. Mas novamente me encontro nesse dilema, e neste ano estou muito propensa a colocá-la na escola que eu havia mencionado no email pra vc. Gostaria de saber se vc poderia me enviar por email o nome da escola que a Lena mencionou? O que vc achou dela?
    Quero aproveitar, também, e te agradecer. Eu tenho acompanhado seu blog desde aquela época do email. Está no 1º lugar nos meus "Favoritos" e sempre que consigo um tempo maior para dar uma paradinha dessa vida doida q a gente leva, eu reservo para ler o que vc escreve. Simplesmente a-d-o-r-o. Me identifico muito com o que vc pensa sobre as coisas, mas diferente de vc eu não tenho toda essa disposição pra vida social q vc tem (e que eu admiro muito). Acho q é meu jeito mesmo. Prefiro ficar mais no meu canto. Acho que é por isso que eu nunca deixei um comentário no seu blog antes. Como mencionei, quero te agradecer pelas palavras sensatas que vc compartilha com todos nós sempre. Adorei o post do Dia dos Pais, me emocionei muito. Compartilhei sua angústia com os problemas que vc tem nos relatado, mesmo calada do lado de cá. Mas tenho vibrado muito pra que vc melhore logo de tudo isso e que volte a nos brindar com seu humor maravilhoso que sempre foi característica marcante nos seus textos, e com certeza é na sua vida. Desculpe dar uma de intrometida, afinal nem nos conhecemos, mas acho que seu blog tem alguma coisa mágica que me faz sentir íntima para poder falar dessa maneira. Já li que vc não quer mais palpites e tal, mas tenho que dar pelo menos 1 (não aguento): quero discordar de vc dessa vez quando vc fala que só pessoas tontas falam tanto. Eu sou uma pessoa que fala muito também, aliás falo além da conta e muitas vezes me arrependo de certas coisinhas que escapam sem querer...querendo...Mas se você não "abrisse" tanto a sua vida assim, como poderíamos conhecê-la? Como poderíamos compartilhar suas opiniões? Como poderíamos admimirá-la tanto? (posso constatar isso através dos vários comentários do seu blog) Acredito que as pessoas que te conhecem melhor poderão confirmar que se vc não fosse assim não teria graça, não é verdade? Eu também acredito em energia e assino embaixo quando vc fala sobre a inveja das pessoas, acho q tem gente que perde tempo demais nessa vida se preocupando com coisa pequena, com status material do vizinho. A nossa passagem por aqui é tão curta q não vale a pena. Mas tb acho q a gente tem q deixar isso de lado e tentar pensar positivo sobre as coisas boas que estão pra chegar nas nossas vidas.
    Que dessa fase chata da sua vida venha um grande aprendizado e te torne uma mulher mais forte ainda. (e se for urucubaca, sai pra lá...xô...rsrs) E eu desejo, do fundo do meu coração, que Deus abençoe vc e sua família hj e sempre. Que Ele a ilumine cada vez mais pra que vc continue sendo uma fonte de inspiração para muitas de nós. Obrigada mais uma vez. De uma leitora que a admira e torce muito por você. Um grande abraço, Patricia.(p.gutierrez@globo.com)

    ResponderExcluir
  28. Pois digo...existe absurdo para tudo e o "circo" está ficando cada dia pior!!...Meu filho, está formando este ano, 2015, na Escola Maria Montessori (BSB/DF), onde, tudo o que foi relatado na carta acima, está ocorrendo..porém, pagamos R$990,00 por criança....sem contar o que pagaremos a mais pela fantasia, o café da manhã do dia seguinte ao acantonamento, onde cada criança terá que levar suas coisas para dormir.....saco de dormir...roupa de cama..travesseiro, kit de higiene...colchão..etc)......E o pior...quando solicitado à escola, o orçamento para se chegar aos R$ 990,00/criança...a diretora da Escola, não sabia o que responder...pq ela não tinha tal orçamento...mas o valor a ser pago por cada aluno, ahhhhh isso ela tinha n a ponta da língua...

    ResponderExcluir