quarta-feira, 9 de março de 2011

Receita da Pandinha - canja

O inverno se aproxima (ou pelo menos assim temos a ilusão de ser).

Para ele, nada melhor que uma sopinha fácil, rápida e saborosa.

Minha amiga Jaquerida está há tempos me pedindo a receita da canja. Todo mundo que toma a minha canja, gosta. Então, eis aqui a canja da Pandinha.

Ingredientes: peito de frango desfiado, abobrinha e cenoura raladas no ralo grosso, arroz, batata e mandioquinha bem picadinhas, cebola e alho para temperar, óleo para fritar o tempero, caldo de galinha, cheiro verde.

Modo de preparo: cozinho o peito de frango e desfio todo, reservando a água do cozimento. Em outra panela, refogo a cebola e o alho em bem pouco óleo. Jogo o frango já desfiado, a abobrinha, a cenoura, a mandioquinha, a batata e o arroz. Cubro tudo com água, deixando a água um pouco acima dos ingredientes. Coloco caldo de carne. Deixo tudo cozinhar em fogo brando. Coloco, depois de cozido tudo, o cheiro verde e pimenta do reino a gosto. Sirvo bem quentinho. Todo mundo adora.

As proporções: não há quantidades nesta sopa. Se você vai fazer só pra uma pessoa, uma unidade de cada leguminosa será o suficiente, assim como um punhado de arroz. A mandioquinha cozinha inteira e desmancha, deixando o caldo saboroso demais. Costumo colocar as coisas de acordo com o que tenho na geladeira. Também vale colocar tomate, para quem gosta.

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Obrigada Ursinha.
    Não esqueço desta canja dos deuses que comi na sua casa.
    Logo que chegar o primeiro friozinho estarei fazendo.
    beijinhos

    ResponderExcluir