domingo, 13 de março de 2011

Discurso de uma professora no primeiro dia letivo do ano

"Prezados alunos,

Bom dia!

Meu nome é Úrsula e antes que algum engraçadinho faça piada, já adianto a vocês que não me importo. Podem me chamar pelo nome, por teacher, maestra, prô, ou qualquer outra coisa. Mas me chamem, pois só poderei ajuda-los quando me acionarem.

Teremos aulas todos os dias da semana, portanto, é melhor gostarmos uns dos outros e nos esforçarmos em conjunto para tornar este ambiente de troca de conhecimentos mais agradável. Aqui, aprenderemos sempre juntos.

Aviso que não sei muitas das coisas que me perguntarão. Assim, será uma boa oportunidade para que possamos ir atrás e aprendermos.

Podem sentar-se onde quiserem. Inclusive no chão. Podem tirar o tênis se nao tiver chulé. Podem mascar chicletes, tirar fotos na aula, gravar a aula, ouvir música, ir ao banheiro e nao precisam anotar nada do que eu disser.

Se acharem prudente, tragam caderno. Só quem quiser.

Nao vou mandar bilhetes para os pais de quem chegar atrasado, desde que nao atrapalhem a aula.

Quando quiserem, podemos sair da sala e ter aula fora dela, é só pedir.

Caso tenham interesse em algum assunto fora do conteúdo, tragam para discutirmos em grupo.

Contudo, faço duas exigências:

1. Tomem conta apenas das suas vidas;

2. Aprendam tudo o que eu ensinar e mais um pouco.

Que tenhamos um excelente ano."

Saudades da minha turma do sétimo ano em 2009, cujo discurso que fiz no primeiro dia de aula foi muito parecido com este aqui descrito. Tenho orgulho em ter dado aula para uma turma que só tinha alunos inteligentes, esforçados e geniais. Tenho a certeza de que ainda vou ouvir falar muito de cada um deles. E me sentirei honrada por um dia ter passado por suas vidas, e ter feito a diferença nelas. Diariamente, recebo recadinhos no Twitter ou no Facebook de vários deles. É uma maneira de estarmos próximos, apesar da distância que nos separa.

Um comentário:

  1. Discurso mais sincero e diria, saudável, que esse, ainda não ouvi amiga Úrsula! rsrsrs

    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir