sábado, 5 de março de 2011

Dica de português - março

Neste mês, gostaria de deixar uma dica muito importante.

Todo mundo pensa automaticamente, quando falamos em Língua Portuguesa (ou qualquer outra língua), que o importante é escrever. 

A língua, qualquer que seja, vai muito além de escrever. Envolve ler, entender, pensar, raciocinar.

Quantas vezes não fui obrigada, na escola, a ler obras da literatura portuguesa ou brasileira e que odiei? Muitas. O professor chegava com o título de um livro. Minha mãe comprava. Eu lia. Decorava os nomes dos personagens e as principais características de cada um deles, fazia um resumo da história e tirava dez na prova. Depois, tudo caia no ostracismo e a única lembrança que guardava era da chatice e do tédio que tinha sido aquela vivência. 

Sugiro a leitura de uma das obras primas da nossa literatura: Machado de Assis e suas Memórias Póstumas de Brás Cubas. Pode fazer careta, cara feia, ficar de mal humor. 

A obra é pequena, é grátis. Só não lê quem não quer. Daqui há um mês, quando eu voltar a tocar neste assunto, deixarei então a minha análise desta obra. Para quem leu, poder comparar. Para quem não leu, conhecer um pouco.

Todas as vezes que começo a ler um livro "difícil", busco sobre ele na internet. Leio opinião em diversos sites.

Antes de começar a ler, porém, valem as dicas:

- Procure saber em que período que a obra foi escrita
- Qual o contexto do país na ocasião
- Como era a sociedade
- Qual foi a receptividade da obra na época
- Por que a obra se tornou um clássico

Em abril estou de volta com a análise da obra. Boa leitura. Aproveite a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário