sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Consumidor = palhaço da vez

O consumidor está cada dia mais a mercê do fornecedor. E não bastou toda a evolução com o Código de Defesa do Consumidor, instituído desde 1990 no Brasil.

Temos cada dia menos direito e cada dia mais deveres. E se quisermos fazer o Código do Consumidor valer, temos que correr atrás. Com a morosidade da justiça brasileira, muitas vezes é mais barato esquecer. 

O rapaz que divulgou um vídeo no youtube reclamando da Brastemp não foi o único a ser lesado pela empresa. Quando nos mudamos, compramos todos os eletrodomésticos, salvo a máquina de lavar e secar roupas, da Brastemp. Para concluirmos a instalação de tudo foi um parto. O serviço de atendimento deixa a desejar, paga-se muito caro para instalar cada um dos eletrodomésticos e os prestadores de serviço...melhor deixar pra lá para não lembrar e estressar de novo.

A Cyrela nos vendeu um apartamento de alto-padrão. E nos entregou uma alta dor-de-cabeça. Piscina aquecida e coberta, mas não é aquecida, e sim, climatizada. E a cobertura...é só a cobertura, pois a piscina é aberta por todos os lados, o que nos custou quarenta mil dinheiros para o fechamento e grandes problemas.

Ao montarmos nossos apartamentos, eu e meus vizinhos tivemos inúmeros problemas. Podemos listar aqui infinitas listas de problemas. Realmente não foram poucos.

Lembro-me seis anos atrás quando compramos um fogão Eletrolux com dois fornos. Um para fazer o doce e outro o salgado. Eis que um dos fornos funciona por termostato. Ou seja, não funciona. Não assa nada.

Cada vez mais ouvimos histórias de pessoas que compram coisas que não funcionam. Com a nossa família já aconteceu muitas vezes. A gente compra e chega em casa...nada. Transtorno total para ir atrás da solução do problema. 

As propagandas são enganosas por todos os lados. Final do ano passado, o Walmart, tentando ganhar "share" na região Sudeste, anunciou promoções diárias. Como dona de casa que conhece preço das coisas, fui ao mercado um dia antes. Voltei no dia seguinte, após a abertura da loja Pacaembu ao meio-dia, para acompanhar: PREÇOS IGUAIS. Consumidor é palhaço? Pior ainda...enganar dona de casa, que muitas vezes se ocupam de irem atrás de promoção para conseguir esticar seus orçamentos. Acho sacanagem.

Assim funciona também várias promoções de sites de compras coletivas. Sou super antenada em preço de várias coisas. Sei quando a promoção é real, quando é tudo lorota. Tenho acompanhado valores de pousadas, hotéis, pacotes de viagem, tudo com 50% de desconto. Infelizmente, já cotei em alguns deles fora da promoção e pude constatar: a promoção é balela.

E vários outros sites que colocam promoções mirabolantes em suas "home pages". Quem acompanha sempre, sabe o quanto custa e sabe quando a promoção não é real. Mas E QUEM NÃO ACOMPANHA?

4 comentários:

  1. Aqui na Irlanda a coisa é um pouco melhor, mas o atendimento ao cliente (em relação a loja e tratamento) é pessimo, só melhora um pouco em relação as leis...absurdo, né?
    Por isso eu sempre leio reviews de produtos e serviços antes de contratar ou comprar alguma coisa,sempre funciona!

    ResponderExcluir
  2. Tem que derrubar essas grandes empresas. Uma a uma. O negócio é parar de comprar deles. Arranjar um chinês, compra de segunda mão, fica sem por um tempo. Os caras têm que aprender...

    ResponderExcluir
  3. Olá Ursula,

    desde sexta estou usando meu tempo livre na net pra ler o seu blog (primeiro li inteirinho o da Mirelle, e depois do Ernani, e agora estarei algumas semanas por aqui...rsrs)
    Adorei o seu jeito de escrever, e achei muito interessante que os outros blogs que eu resolvo ler inteiros eu sempre leio do início, mas o seu eu simplesmente estou lendo de trás pro começo, e estou adorando!! O único problema são as perguntas que já sei que estão sem respostas ou as promessas não cumpridas... dá uma vontade de te lembrar... posso??rsrsrs
    Parabéns!!
    Abraços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  4. Olá Elisangela. Muito prazer, seja bem vinda! Os posts sem resposta aqui, sao muitas vezes respondidos diretamente às pessoas por email, twitter ou Facebook! Apareça qd quiser! Bjs

    ResponderExcluir