segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cem coisas essenciais

Diariamente me conecto ao Twitter. E ao Facebook. E a diversos blogs, pessoais e jornalísticos. E faço a leitura de diversos jornais ou revistas. E troco emails com diversas pessoas. E converso pessoalmente com muita gente. E? E...eu não me lembro onde foi exatamente que eu li uma matéria que muito me chamou a atenção. A jornalista daquele meio de comunicação foi convidada a fazer um teste, que consistia no seguinte: passar trinta dias, ou um mês, com apenas cem objetos.

A iniciativa original veio dos Estados Unidos, e o autor da idéia teve um desafio bem maior: passar um ano cmo apenas cem objetos.

Durante o desafio, a jornalista precisou eleger cem objetos imprescindíveis para viver. Como ela vive em uma casa com outras pessoas, os objetos de cozinha foram dispensados, pois tratavam-se de coisas de uso coletivo. 

Gostei da "brincadeira", e apesar de não ser uma pessoa que acumula tralhas e tranqueiras, sou alguém bem consumista. Então resolvi elencar meus cem objetos para viver trinta dias, o que não significa que eu vá fazer tal brincadeira. E você, será que conseguiria viver trinta dias com apenas cem coisas? Olhem minha lista:
  1. Alicate de cutículas (não posso viver sem um)
  2. Lixa para unha
  3. Lixa para pés
  4. Notebook
  5. Fonte do notebook
  6. iPad (e dentro dele várias 
  7. Fonte do iPad
  8. Celular
  9. Carregador do celular
  10. Uma bolsa
  11. Carteira Nacional de Habilitação
  12. Cartão de débito
  13. Cartão de crédito
  14. Carteirinha da assistência médica
  15. Colchão
  16. Um lençol (que eu lavaria de manhã e voltaria a noite para a cama)
  17. Um travesseiro
  18. Outro travesseiro
  19. Uma fronha
  20. Outra fronha
  21. Máscara para dormir (posso esquecer TUDO, mas não vivo sem ela)
  22. Um edredon
  23. Desodorante
  24. Hidratante para corpo
  25. Hidratante para mãos
  26. Sabonete líquido
  27. Shampoo
  28. Condicionador
  29. Batom
  30. Lápis para olho
  31. Um par de brincos
  32. Um par de Havaianas
  33. Um par de tênis
  34. Um vestido
  35. Outro vestido
  36. Mais um vestido
  37. Uma calcinha
  38. Outra calcinha (ainda bem que são laváveis no banho)
  39. Uma calça jeans
  40. Uma calça mole
  41. Uma blusinha
  42. Outra blusinha
  43. Uma camiseta
  44. Um par de meias
  45. Um par de meias de dormir
  46. Uma camisola
  47. Uma televisão (não vou levar controle remoto para poupar espaço)
  48. Conversor da NET
  49. Um sofá para ver tevê
  50. Ventilador
  51. Máquina de fotografia
  52. Carregador de bateria da máquina
  53. Remédio para dor de cabeça
  54. Remédio para dormir
  55. Escova de cabelo
  56. Elástico para prender os cabelos
  57. Outro elástico para prender os cabelos
  58. Uma mala para colocar tudo dentro
Ao fazer esta lista, notei que: carregadores precisam ser universais, urgentemente. O mesmo que carrego o computador, preciso usar para carregar as câmeras, os telefones e equipamentos da Apple. Isso pouparia ao mundo muitos recursos, não me resta dúvidas.

Notei também que preciso de bem menos para viver do que possuo dentro de casa.

Sobraram ainda quarenta e duas possibilidades, portanto, viver trinta dias só com as coisas acima é moleza. Ou não.



Um comentário:

  1. Eu ri. Mas nem me iludo de fazer uma lista dessas... só de falar em limitar qualquer coisa eu já fico estressada, sou uma "alma livre"!!!

    hahahaha

    ResponderExcluir