quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Receita da Pandinha - Esfiha (editado - agora com foto)

Se é uma coisa que amo comer, das coisas que faço, é esfiha. Gosto de fazer aquela COISA bem recheada, e fica de comer rezando. Semana passada comprei as coisas, então resolvi fazer hoje. A receita é uma adaptação minha, pois deu super certo. Espero que gostem.

Ingredientes para a massa:

- 1 quilo de farinha de trigo
- 150 gramas de fermento biológico
- 2 colheres de margarina
- aproximadamente 500ml de água morna
- 1 xícara de chá de açúcar
- 3 colheres de chá de sal

Fazer uma cova na farinha e jogar todos os ingredientes, sendo a água por último, e o suficiente para dar liga. Descansar por trinta minutos.

Ingredientes para o recheio:

- 1 quilo de carne moída de primeira (moída duas vezes)
- 4 cebolas bem picadinhas
- 4 tomates sem pele e sem sementes, picados bem miúdos
- suco de 6 a 8 limões
- sal, pimenta do reino e pimenta síria (se gostar e se tiver em casa)

Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 3 horas. Escorrer a carne com peneira, para soltar o caldo do limão, por aproximadamente 15 minutos.

Depois é só fazer bolinhas, abrir a massa, rechear, fechar, pincelar com gema de ovo e assar até ficarem douradinhas!

Bom minha gente, eu não sei ensinar a fechar esfihas. Mas no Youtube deve haver um vídeo que ensina. Portanto, para quem não sabe e quiser tentar a receitinha: mãos a obra.

Receita publicada especialmente para minha amiga Jaque, lá de Portugal!


10 comentários:

  1. OMG!!!!!!!

    Isso deve ser bom demais!!!!

    Vou tentar fazer e depois te digo se deu certo.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com água na boca.
    Estou esperando a receita da comida mexicana.
    Fiquei me achando quando vi o nome JAQUE, mas depois..buabua vi que era outra Jaque.
    Beijocas Ursinha, saudades de montão de vcs.
    Obrigada pela receita, quando eu fizer te conto.

    ResponderExcluir
  3. Duas dúvidas:
    1)como é ficar "de comer rezando"?
    2)pq vc não grava seus próprios videos pra botar no youtube??

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu sou filha de árabe então sou suspeita pra falar sobre a esfiha.
    Eu amoooooooo!! rsrsr
    Muito boa a sua receita, amiga!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Eu queeero !
    Me convida pra comer uma (dúzia) na sua casa ?
    Amiga, você está me surpreendendo...
    Que inspiração ! Depois dos cup cakes, esta esfiha foi o máximo...
    Saudades...
    Mirian

    ResponderExcluir
  6. Pô, amiga, adorei a receita, mas queria ter visto as fotos..rsrs

    Ainda bem que já almocei!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. MV, desde qd sou cinegrafista pra ficar fazendo videos pro Youtube? Surtou? E comer rezando, pra quem não sabe, é a forma como vc come a minha deliciosa comidinha!!!

    Ká, seus pais cozinham? Me convida?

    Mi, reza pra sobrar uma esfihinha q te dou depois da piscina de hj!

    Ná, atendendo a pedidos, segue a foto, q eu tirei pq eu achei minhas filhotas tão fofas! rs

    ResponderExcluir
  8. Hmmm...vou fazer e depois te digo como ficou. Tiene buena pinta!

    ResponderExcluir
  9. Com foto ficou muito mais legal, qdo der coloca vc fazendo o Chilli.
    Só de olhar já engordei.

    ResponderExcluir
  10. Ursinha tem uma peça de plástico em forma de triangulo que é justamente para fechar esfihas, tb tem para pastel e coxinha.
    O mais dificil é a fazer uma massa como esta que parece bem macia e leve.
    bjs

    ResponderExcluir