quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Receita da Pandinha - chilli (comida mexicana) (*com a "tijela" corrigida)

Daí que todo mundo deve estar pensando o seguinte: "nossa, a tal Pandinha colocou lá nas resoluções para 2011 que queria emagrecer, e só fala em comida?". Mas a Pandinha, ou no caso eu, explica tudo.

Percebi que este blog tem um alto índice de participação após a postagem de cada receita. E como estou devendo uma para minha amiga Jacquerida, aí vai (pois senão rola um ciuminho entre a Jaque de portugal e a Jacque do Brasil).

Tudo começou na única vez nesta vida que meu irmão me convidou pra comer na casa dele. Acreditem, eu que peguei ele na rua, tirei as pulgas, lavei, comprei uma máquina lá no Stand Center da avenida Paulista pra tosar os pelos dele, dei ração em todas as refeições e Biskrok de lanche, e ele só me chamou uma vez para comer. Mas tudo bem, a vida tem dessas coisas.

Apesar de ter sido uma única vez, foi uma comida...digamos...deliciosa. Assim que passado um tempo, resolvi fazer. Só que sou péssima para fazer coisas com receita. Na ocasião, ele me disse mais ou menos como fazia, e eu aprendi mais ou menos, e rezei muito pra que ficasse algo comível. E ficou. Depois da primeira vez, várias outras vezes vieram. Vamos tentar explicar?

Ingredientes:
- meio quilo de feijão carioquinha cru
- um quilo de patinho moído duas vezes *
- meio vidro de cassata de tomate (tipo Pomodoro/polpa de tomate, mas vende em vidros nos supermercados)
- tempero e sal a gosto
- queijo cheddar e prato, a gosto do freguês
- Doritos para acompanhar

*a história do "patinho moído duas vezes" é um episódio a parte. Quando eu era criança, passava as férias na casa da minha tia Marisa, que morava em Moema, ao lado do açougue. Na minha infância, só quem tinha freezer em casa era milionário. Assim, as pessoas compravam suas carnes para uso diário, e os açougues eram bem mais comuns do que hoje em dia. E como sempre fui aficcionada por carne moída, em todas as suas formas de preparo, minha tia me agradava fazendo vários pratos com esta base. Lá ia eu com a minha prima Tati comprar patinho moído duas vezes. Até hoje, não sei usar outra carne moída que não seja patinho. Palavra de filha de açougueiro.

Modo de preparo:

Frito os temperos (alho picadinho e cebola raladinha) no azeite (gosto muito de usar azeite pra cozinhar, porque acho chique). Coloco o feijão lavado, água para cozinhá-lo e sal. Coloco a panela de pressão para funcionar, mas fico de olho: o feijão precisa cozinhar bem, não pode ficar aguado (a água evapora quase toda). Em uma panela a parte, refogo mais alho e cebola no azeite e frito a carne moída. Depois de bem cozidinha e desmanchadinha (não pode ficar pedaços), jogo o molho de vidro (este molho custa pouca coisa mais caro que o tradicional Pomodoro, mas o sabor que dá nos pratos compensa, pois é muito bom. Aqui em casa usamos da marca Casino, vendido no Grupo Pão de Açúcar). Deixo apurar, ficar bem grosso. Jogo o feijão bem cozido, sem o caldo, e apuro mais. Se precisar de água (caso esteja muito grossa a mistura), rego com a própria água do feijão. Fica uma consistência bem grossa. Coloco no refratário, jogo o queijo prato e o cheddar e derreto no microondas mesmo.

Para servir, basta colocar uma tigela bem cheia de Doritos ao lado e cada um ataca como quiser!

5 comentários:

  1. Vemcha, eu ainda nao comi o que vc fez, mas essa e uma das minhas comidinhas preferidas!! Ideal pra quando vai receber uns amigos em casa. É fácil de fazer e todo mundo gosta :))

    ResponderExcluir
  2. Salivei Ursinha.
    Obrigada pela receita, sou meio ciumenta sim rsrsrs.
    Espero fazer e ficar pelo menos parecido com este "manjar dos deuses".
    A verdadeira cozinheira não segue receitas mesmo.
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ursinha eu já tive o prazer de tomar a sua canja, deliciosa!
    Nunca comi uma tão saborosa como a sua.
    Coloca na fila das Receitas da Ursinha? e aquela carne desfiada que vc faz o molho? Jesus!!
    Vc ainda vai ser cumplice das nossas gordurinhas extras. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu só te convidei uma unica vez porque não tinha grana pra bancar o jantar. Vc come muito.... ;))

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga. Tudo bem?
    Vou excluir o Blog da Gi, criei um novo o Acreditar Sempre! (gigonsalles.blogspot.com), me segue lá.
    Bom sábado.
    Beijos

    ResponderExcluir