quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Por que ninguém faz bem feito?

Em casa aplico a regra do "fazer apenas uma vez". Para que valha a regra, porém, é preciso fazer bem feito. Pessoas deviam aplicar em suas vidas a "minha regra", pois poupa-se tempo e esforços.

Durante os vários encontros com amigos, discutimos a conhecida falta de qualidade na prestação de serviços em toda e qualquer área. Acredito que estamos vivendo cada vez mais a era do "fazer mais ou menos". 

Acabo de ler um texto do jornalista Ogg Ibrahim, que vem muito de encontro ao meu pensamento. E ao meu sentimento.

Ontem, saiu na Veja online uma matéria sobre a nova estratégia do Walmart no Brasil: "preço baixo todo dia". Tudo porque o grande varejista americano não consegue ganhar o primeiro lugar aqui na região Sudeste, perdendo para o nacional Pão de Açúcar/Extra. E a qualidade? E o "fazer apenas uma vez"?

Fui hoje a uma loja do Walmart. Primeiro dia da nova estratégia. O Natal já passou faz tempo. Tanto tempo que já me preparo para o próximo. Dia 6 de janeiro. Será que ainda não deu tempo de repor estoques? O ano já começou. Procurei por legumes congelados (aquelas seletas para fazer arroz a grega, sem qualquer marca específica). Não tinha. Procurei por cervejas tipo Malzbier. Nenhuma marca encontrada. Procurei cerveja Bohemia. Nem sombra de garrafa. E salsicha Sadia? Nem pensar. 

Conversando com meu irmão às vésperas do Natal, discutíamos os atrasos nas entregas das empresas virtuais. Oras, como é que empresas se comprometem a vender, sem contar com a logística de distribuir? 

Ano após ano é assim. Passam-se as festas e levam-se dias, semanas, até mês, para que as rupturas dos supermercados dêem lugar às mercadorias. Ao questionar o caixa sobre as rupturas, recebi uma resposta super mal humorada: "estamos fazendo inventário". Ninguém tem mais o que inventar. Ou o que inventariar. Vamos fazer o país funcionar doze meses por ano? Ou será que só funcionarão as coisas por aqui em 2014, em 2016, e terminaremos nossos dias a mercê daqueles que só cobram e nunca nos dão?

Um comentário:

  1. Putz, essa regra eh a melhor das melhores. Muito burro eh quem faz meia boca e tem que fazer dobrado (alem de tomar esporro) ;))

    ResponderExcluir