quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O eterno dilema da vida: viver

Viver é algo muito complexo, mesmo que uma linha psicológica afirme que viver é fácil, nós é que complicamos. Ser feliz é algo que demanda tempo e, principalmente, escolhas. Eu escolhi ser feliz, sempre, e dentro da minha escolha "felicidade", vivo diariamente tendo de fazer novas escolhas.

Nunca escondi de mim mesma a necessidade que tenho de estar em constante aprendizado. Se o saber não ocupa espaço, não corro o perigo de tirar o lugar de ninguém; assim, preciso saber cada vez mais.

Quando iniciei minha pós-graduação em Psicopedagogia, tinha muito clara a certeza de que era o curso da minha vida. Contudo...é, o grande problema são as "adversativas". Senti que empurrei até o último momento o início do meu TCC e embora tivesse em mente vários objetos de pesquisa, não consegui focar exatamente o que eu queria pesquisar. O fato de eu ser apaixonada pela psicanálise, não faz de mim uma potencial psicopedagoga.

Passei um final de semana de pensamentos e reflexões. Discuti com minhas amigas o assunto, sem chegar a conclusão nenhuma. Em uma semana, naveguei e me informei em várias universidades paulistanas. VÁRIAS. Não bastasse a gama de instituições de ensino que tenho à disposição, há ainda a variedade de cursos. Cheguei a pensar em fazer OUTRA graduação. Enlouqueci? Será que aguento mais cinco anos do mesmo assunto? Já foram catorze anos dentro de universidade.

Ó vida, ó Céus, ó dilema. Então hoje tive meu problema resolvido. Pois sempre, e desde sempre, além do Direito e da Psicanálise, também amo a Língua Portuguesa. Acabo então de decidir minha vida: vou fazer uma nova pós, desta vez em Língua Portuguesa pura. Os módulos do curso simplesmente me fascinaram: filologia, semântica, morfosintaxe, regência, oralidade. Ah, que delícia. Eu realmente sou capaz de gemer de prazer com novos objetos de estudo. 

Agora lá vou eu. Juntar diploma, documentos e me preparar! 

4 comentários:

  1. diploma, documentos e paciência, muita paciência e se preparar!

    Good luck babe!

    ResponderExcluir
  2. Ei...por acaso vc estava escrevendo junto comigo enquanto eu publicava? Nunca vi coisa mais rápida...rs...paciência para os estudos eu tenho...até de sobra!!!!

    ResponderExcluir
  3. Caraio, vc quer fazer todos os cursos do mundo?! Boa! Depois quero detalhes!

    ResponderExcluir
  4. E a graduação em Sociologia? Huahuauaha

    Eu tb gosto de estudar. Mas depois desse bendito mestrado vou ter que trabalhar MESMO, e muito. Mas juro pra vc, doutorado não está nos meus planos. Agora vou querer cursos mais práticos. Tem uma pós em Artes Visuais, Cultura e Criação, do SENAC, que comecei este ano e não dei conta de fazer junto com o mestrado. Mas ano que vem eu encaro! ;)

    Bjooo

    ResponderExcluir