segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cupcakes da Pandinha

Há muitos e muitos anos, existem bolinhos que são assados individualmente. Na minha infância, conhecia-os como "bebezinhos". Mais tarde, quando a língua inglesa começou a ser introduzida na minha vida, também conheci os "muffins", que nada mais era do que os mesmos "bebezinhos" que já eram meus conhecidos. Depois comecei a estudar espanhol, e então me introduzira "queque". Ai me mudei para o Chile, que fabrica os "Pinguinos Marinella", bolinhos recheados com creme de baulinha e cobertos com uma casquinha de chocolate e decorados. Ali foi meu primeiro contato com os hoje conhecidos "cupcakes".

Os "cupcakes" tornaram-se febre nos últimos tempos e são cada vez mais comuns aqui no Brasil, sendo facilmente encontrados em padarias, supermercados, doceiras e afins. Foi nos afins que decidi a sobremesa do ano novo: "cupcakes". Mas afinal, o que são "cupcakes"? Se você perdeu minha prolixa explicação acima, trata-se simplesmente de bolinhos assados individualmente e cobertos. Sabores ficam a gosto do freguês. Eu gosto muito de inventar na cozinha, e raramente faço algo com receitas. Vou me esforçar, aqui, para tentar passar a "receita".

Em qualquer distribuidora de embalagens, é possível comprar forminhas (igual aquelas que colocamos brigadeiro) que são próprias para forno. Eu asso cada bolinho em três forminhas, para dar firmeza. Assei meia receita de bolo de cenoura. Bati uma receita de bolo de baunilha (de pacote mesmo) e dividi em duas partes. Em uma das partes, adicionei corante comestível vermelho e bicarbonato. Essa mistura dá um efeito conhecido como "red velvet" e deixa os bolinhos lindos.

Cada meia receita de bolo dá para assar 15 bolinhos. Coloca-se massa na forminha até pouco mais da metade e leva-se para assar, igual a qualquer bolo. Quando furar com o palito de dente e ele vier sequinho, estão assados. Deixar esfriar dentro do forno, para não solar.

OS RECHEIOS: com aqueles boleadores de frutas (igual ao de sorvete, só que pequeno), retirei boa parte do bolinho, para recheá-los. Inventei todos os recheios. Comprei várias latas de leite condensado, creme de leite, confeitos, pasta americana, chocolate, Nutella, enfim, usei a criatividade. 

Recheio 1: leite condensado, creme de leite, Tang de Uva, cerejas ao maraschino e vinho do Porto. Bati todos os ingredientes no liquidificador (menos o vinho) até dar consistência de mousse. Molhei os bolinhos com o vinho e recheei com a mistura; decorei com confeitos cor de rosa e cereja em calda.

Recheio 2: doce de leite Aviação (delicioso). Molhei os bolinhos com Baileys de café e enchi de doce de leite. Cobri com amendoim.

Recheio 3: derreti um pedaço de chocolate branco, misturei creme de leite fresco e dei o ponto de um goulash. Molhei os bolinhos com Baileys de menta e enchi de goulash. Cobri com bolinhas prateadas.

Recheio 4: para os bolinhos de cenoura, usei brigadeiro. Fiz a receita de brigadeiro normal, mas acrescentei, depois de frio, um pouco de creme de leite para dar leveza e cremosidade. Decorei com miçangas comestíveis coloridas.

Recheio 5: enchi os bolinhos (também de cenoura) de Nutella e decorei com confeitos M&M.

Recheio 6: receita básica de mousse de limão (uma medida de leite condensado com a mesma de creme de leite batidos no liquidificador com limão, a gosto do freguês). Enchi os bolinhos de baunilha com mousse e ralei casca de limão em cima, para o acabamento.

Recheio 7: receita básica de mousse de maracujá (idem a de limão). Aqui eu usei a pasta americana, que é comprada pronta para uso. Sovei a massa, abri com o rolo e cortei, com o cortador de biscoitos, alguns ursinhos. Recheei os bolinhos com a mousse e coloquei o ursinho sobre eles, dando acabamento com as próprias miçangas já usadas anteriormente. 

O segredo, para mim, está na qualidade dos ingredientes usados e no amor. Para rechear e montar 40 bolinhos, fazendo TODOS os recheios e deixando a louça toda limpa, gastei duas horas. As massas foram assadas no dia anterior, e não levei mais que uma hora para fazer as 3 massas e assar.

No mercado existe uma infinidade de materiais para "cupcakes". Muitos lugares vendem os bolinhos diretamente na forminha que foi assada. Eu também fiz isso, só que comprei uma forminha cartonada para colocar os bolinhos dentro, e enfeitar um pouco mais.

Cada bolinho custa aproximadamente cinco dinheiros. Eu gastei aproximadamente 70 dinheiros (com forminhas, corante e várias outras coisas que ainda sobraram em casa, uma vez que não se gasta um pacote inteiro de miçangas para as quantidades que fiz). Fiz as contas e proporcionalmente, acho que gastei em média 2,50 dinheiros para cada um dos bolinhos!

4 comentários:

  1. Fiquei com água na boca, a verdadeira cozinheira é assim. Faz os doces ou salgados sem usar receitas.
    Adorei. Obrigada pelas receitas.
    O Yuri já até escolher o sabor.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obaaaaaaaa!! Obrigadaaaaaaa!!
    Quando eu fizer coloco as fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nao gosto muito de cupcakes, mas como vc cozinha bem pra caralho... manda uma meia duzia ai pra mim, please!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela receita .Adorei !!!!!
    Vou fazer com certeza..

    Obrigada

    Glaucya Porcare

    ResponderExcluir