segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pontualidade: seu nome é Úrsula

Fui levar o Peteleco à escola. Na volta, notícia repetida na CBN notícias: depoimentos dos vestibulandos que chegaram ontem para fazer a prova da FUVEST atrasados, reclamando que se prepararam por um ano e perderam o vestibular mais importante do país, pois os portões já haviam se fechado; outros ainda reclamavam por ter chegado a um lugar, quando seu nome estava em lista de outro local.

Falta comprometimento das pessoas. Falta planejamento. Falta ordem.

Durante uns dez anos, trabalhei em regime CLT, e, portanto, tinha horário para entrar no trabalho (e nunca um horário para sair). Se o horário era oito da manhã, nunca chegava ao trabalho em cima da hora, sempre com vinte minutos (pelo menos) de folga para conseguir chegar, fazer xixi, tomar água, ligar o computador, organizar minha mesa de trabalho e assim, estar pronta para o início das minhas atividades às oito.

Tem gente que pensa que oito é a hora de parar o carro no estacionamento. Não. A empresa está pagando para que os trabalhos se iniciem pontualmente naquele horário. E não tem desculpa.

Festas de aniversário: o convite vem marcando a hora do início e término da festa. Geralmente, chego pontualmente no horário marcado. Na festa de ontem, fomos os primeiros a chegar (como quase sempre). A mãe da aniversariante agradeceu. Disse que se a festa está marcada para iniciar às 18h30, temos de chegar no horário marcado, senão o dono da festa está pagando para o buffet e a festa não está acontecendo porque ninguém chegou.

Quem marca alguma coisa comigo, já sabe que não existe atraso. Uma amiga minha até brinca que se a festa começar e eu não chegar junto com os anfitriões, significa que não irei à festa.

Horário existe para ser cumprido. As pessoas precisam aprender a programar suas vidas, já que tempo é dinheiro em qualquer situação.

Costumo explicar à Bibizoca que uma pessoa que se atrasa, atrasa uma cadeia. Um exemplo? Sou uma médica. Preciso sair para trabalhar. O horário da babá chegar: oito da manhã. Meu primeiro paciente? Nove. A empregada sai de casa cinco minutos atrasada e perde o ônibus. Estes cinco minutos fazem com que ela tenha que esperar o próximo ônibus, e ela chega no seu trabalho próximo das nove da manhã. Assim, saio de casa com quase uma hora de atraso. Minha paciente das nove marcou um compromisso com o cliente às dez. Sai do meu consultório depois das dez, devido ao atraso da minha empregada, que me atrasou, que atrasei a paciente, que chegou no seu cliente atrasado, que atrasará todos os compromissos do seu dia.

Não dá para atrasar. Faz parte da responsabilidade das pessoas chegar na hora marcada. 

Para os vestibulandos, fica uma dica básica: programe-se para chegar ao local de sua prova com PELO MENOS uma hora de antecedência. Assim, dá tempo de familiarizar-se com o local, passar no banheiro, lavar o rosto, desestressar, enfim, dá tempo de errar quando as coisas são feitas com programação e folga no horário. 

Eu odeio quando marco algo com alguém e a pessoa se atrasa, me deixa esperando. Quem é que gosta de esperar? 

6 comentários:

  1. Eu NUNCA chego no horario! NUNCA! Na escola nao tem jeito, todos os dias to 5min atrasada. Em festa com amigos entao...vexe, no minimo 1H. Todo mundo ja sabe. Eu JUROOOO que eu tento me organizar pra chegar na hora, mas nao rola. Nao sou dotada da organizaçao necessaria para ter essa qualidade. Desencanei e assumi isso pra todo mundo, pq juro, eu sofria! Sofria pela minha falta de competencia de chegar na hora certa, mas deixei pra la. Hj todos os amigos ja sabem: se querem me ver as 20h vao falar pra eu chegar as 19h, dai eu chego as 20h e fica td certo. Entao vc ja sabe o que fazer quando formos jantar juntas em sampa ne?

    ;)

    sei que é feio, MUITO FEIO, mas cada um tem seus defeitinhos ne? os meus maiores são a preguiça e a falta de pontualidade, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo o que vc disse!
    Acho falta de respeito quando alguém marca comigo e atrasa. E não é um atraso de 5 minutos. Geralmente atrasam mais de 1h. Fico brava mesmo!
    Organização é tudo nessa vida.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Mi...fica tranquila, eu sou pontual, mas sou preguiçosa e comilona...então estamos empatadas...kkkkk

    Ká, atrasar 1h é GRAVE, mas use a tática dos amigos da Mirelle... marque 1h de antecedência...kkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga.
    Eu odeio ficar esperando, por isso chego com meia hora de antecedência nos meus compromissos. Qd sinto que vou atrasar, ligo e aviso, mas nunca deixo a pessoa lá sozinha sem saber o que aconteceu.
    Vc está certíssima.
    Beijos,
    :D

    ResponderExcluir
  5. Eu não suporto esperar...por isso também procuro chegar sempre no horário...no mínimo ligar avisando...
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo. Se nao pode cumprir, nao marque o horario...

    ResponderExcluir