segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cosme, Damião e Doum

Que delícia que eram os meses de setembro, mais especificamente os dias 27, quando era criança. Tive o privilégio de morar em bairro da periferia, onde as crianças podiam desfrutar da infância.

Hoje é dia dos santos protetores dos médicos e das crianças. Há pouco comprovado sobre a vida e morte dos irmãos gêmeos Cosme e Damião, e pouco se fala do terceiro irmão, Doum. 

Sabe-se que viveram em 300 d.C., na antiga região da Síria. Estudaram medicina e exerceram a profissão por caridade, sem cobrar nada de ninguém.

Após suas mortes, conta-se que os irmãos apareciam para as crianças, sempre em defesa delas frente às dificuldades.

A igreja católica comemora, na verdade, o dia deles em 26 de setembro, e outras religiões, como Candomblé e Umbanda, celebram hoje.

Um viva para todas as crianças abençoadas pelos santinhos! Um dia cheio de doces para todos nós!

2 comentários:

  1. isso eh que eh post bom.. nossa senao fosse vc pandinha eu teria ateh esquecido.. caramba deu uma saudade.. eu sempre adorei Cosme e Damiao e ja que eu adoro doce nessa epoca eu me esbaldava, vou comemorar aki comendo kitkat hahahah.. que tristeza.. eu adorava aqueles docinhos de leite de barra, pacoca.. eu era feliz e nao sabia bjusss valeu por lembrar!

    ResponderExcluir
  2. não tenho muita intimidade com santo não, mas dos doces eu gostava muito. teta de nega, doce de leite, dadinho...

    ResponderExcluir