terça-feira, 7 de setembro de 2010

(anti)Patriotismo

Sete de setembro. Que diferença faz em minha vida? Que diferença faz ser brasileira? As escolas ensinam cada vez menos sobre esta pátria. Os alunos estão cada vez mais interessados em crescerem rapidamente, para morar fora do Brasil. Vejo minha filha de dez anos: quer terminar o ensino fundamental e morar na Irlanda. Felizmente, antes disso, a família toda estará fora do Brasil. Seria antipatriotismo? Não vejo assim. O Brasil é um país lindo. O Brasil é um país podre. Assim como o Brasil, há vários outros países pelo mundo, lindos e podres. Então por que não continuar onde estamos? Simplesmente porque o mundo é enorme, e nós devemos ser como grãos de areia, soprados pelo vento para toda e qualquer parte.

Sempre fui defensora de um mundo livre. Não entendo o que o limite territorial pode mudar. Minha nacionalidade? Terráquea. Serve? Conta? Não consigo ter outra.

Quero a liberdade de poder ir e voltar para qualquer lugar. Enquanto muitos sonham com os Estados Unidos, sonho simplesmente com o mundo. Um mundo gigante que pertence a mim, a você, a todos nós.

Tenho vergonha de muitas coisas que ocorrem no Brasil. Sei que tais coisas ocorrem em qualquer lugar do mundo. Então, por que comemorar a liberdade do Brasil? Independência? Quero a minha independência, o meu direito de ir e vir sem precisar passar horas, dias, semanas na fila do consulado para pedir gentilmente que me recebam de portas abertas.

Entre Portugal e Brasil não houve guerra. Comemorar o quê? Será que se ainda fôssemos colônia de Portugal, eu teria hoje o direito de ir e vir para a Comunidade Européia, sempre que bem entendesse? Fica a dúvida. Sobra o desejo de buscar a minha independência. Esta sim, teria muito a ser comemorada.

Um comentário:

  1. Oii, Pandinha. Nossa eu sempre odiei 7 de setembro,na verdade era a data q eu sempre terminava meus namoros ou tomava pé. Daí todo ano eu torcia para passar rápido haha.Nossa o Mr Lemos é uma boa pessoa caridosa. Eu levei 2 malas. Uma com presentes, mas metade das minhas blusinhas ficarão, porque minhas amigas queriam tudo daki haha.Minha mãe está passando mal aí pq não chove, disse que está mtu seco.Bom quem sabe com o seu irmão e a Ju aí nao começa a chover. Ele ainda está mudo?Espero que ele tenha melhorado. Essas malas dele valem um post! Eu até hj passo mal de rir com a poesia da cama deles, feirinha hippie hahah. Casal simpático, só falta vc aki. Muda o projeto para Ilha 2012 haha bjuuuu

    ResponderExcluir