segunda-feira, 14 de junho de 2010

Quando a regra ultrapassa o bom senso

Estava anotado na minha agenda, dentre as tarefas de hoje: imprimir os exames médicos das criancinhas Hummel. Eis que vou pegar o protocolo dos exames e não os encontro em parte alguma. Solução? Pegar o carro e ir até o laboratório. Deixei a Bibizoca na escola, para fazer uma das 150 mil provas que ela tem semanalmente, e fui até a avenida Brás Leme para pedir o resultado dos exames. Cheguei, estacionei e como não tinha ninguém além de mim, como cliente, dirigi-me até a atendente. "Boa tarde, você poderia...". Fui interrompida. Sem esperar o que eu tinha para dizer, a mocinha foi logo me dizendo: "a senhora aguarda por gentileza, que já deu o meu horário?". Algo a dizer? Não. Esperei. A próxima que veio foi a enfermeira. Expliquei que perdi o protocolo, e queria o resultado dos exames. Fui informada de que eles não costumam entregar os exames sem o protocolo. "Dá para então, por favor, imprimir outro protocolo? Assim saio, entro novamente e peço-lhes os mesmos resultados, mas com protocolo nas mãos!" A enfermeira sorriu, pegou as identificações das criancinhas e imprimiu todos os exames. Tenho a sorte de já há alguns anos fazer todos os nossos exames nesta rede de laboratórios, considerada a melhor do Brasil. O procedimento deles é totalmente impecável, e a primeira atendente jogou parte do árduo trabalho de toda uma equipe, ralo abaixo, quando deixou de me atender. Era melhor inventar que estava com diarréia.

Outro caso desses que me acontecem, foi com relação ao cartão Hipercard. Tiramos este cartão nem sei porquê, já que nunca usamos. Mas por conta da viagem à China do marido, e da nossa obra e gastos de muitos e muitos dinheiros, fiz uma compra de roupas de cama e usei este cartão. O coitado é tão esquecido no fundo da carteira, que nunca mudamos o endereço para correspondências na administradora dele, assim, me esqueci completamente de fazer o pagamento. Ligaram para o marido cobrando, e lá fui eu, conforme instruiram marido, até a loja mais próxima do Sams Club efetuar o pagamento.

Quem conhece qualquer loja do Sams, vai visualizar a cena que vou descrever, já que o layout de todas as lojas são iguais. Há uma divisória que separa a entrada da saída. O balcão da administradora Hipercard fica bem na saída. Entrei, eu, as duas criancinhas Hummel e as três barrigas que roncavam famintas. Dirigi-me diretamente ao balcão Hipercard. Veio a "porteira": "Senhora, a entrada é por ali.". Disse a ela que iria no balcão Hipercard efetuar uma troca de endereços. Ela insistiu: "a senhora tem que entrar por ali e dar a volta!". Mas o balcão é aqui, bem na minha frente - ainda tentei argumentar, mas ela insistiu para que eu desse a volta. Sem a menor educação, mediante a falta de bom senso da funcionária, disse para ela chamar o segurança, enquanto isto trocaria meu endereço e faria o pagamento.

Claro que sai de lá exalando fumaça. Caramba, sei que regras são regras, mas como disse a Bibizoca, naquele dia, na sabedoria dos seus dez anos: "duvido que essa mulher nunca descumpriu uma regra da empresa em que ela trabalha, mamãe".

Sou uma pessoa que respeita e muito as regras, acho que precisamos delas para viver em sociedade. Mas deixar o bom senso de lado, em detrimento de uma regra, é abuso de poder!

7 comentários:

  1. Concordo Úr.
    Para toda a regra a exceções.
    Agiu certissímo.
    Beijos,
    Gi :)

    ResponderExcluir
  2. De todas as coisas que me irritam (e não são poucas), falta de bom senso é a pior de todas.

    ResponderExcluir
  3. Alguns cérebros são lineares. Não dá pra mudar. Foda...

    ResponderExcluir
  4. Cada caso é um caso, vai que essa mulher não era irlandesa? hahahah

    ResponderExcluir
  5. Oi Ursula!!!
    Bom, eu nem vou comentar nada sobre o Sams...hahahahaha Sabes o motivo, né?
    Mas realmente existem regras que nao fazem muito sentido. Nao ao menos pra nós, simples mortais... E como quando ligamos a um desses telemarketings e a atendente fala: Esse é o procedimento correto senhora. E eu lá sou obrigada a conhecer o procedimento????
    Enfim...
    Sobre a foto no blog, nao sei o q acontece as vezes. Outro dia desses sumiram todos os blogs q eu sigo... depois voltaram, vai entender..rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. QUeridos, viva o bom senso pelo qual todos prezam...rs...

    Dani, reze por mim amiga, estou ávida por colocar fotos. E dane-se o Sams...rs

    ResponderExcluir