terça-feira, 29 de junho de 2010

Poupa tempo dos outros

Tenho a ligeira sensação de que se eu começasse a ganhar dinheiro pelos programas de índio que me enfio, estaria rica. Só de festa de aniversário, marido e eu somamos uma grande quantia já.

Tudo começou quando alguém inventou que a carteira de habilitação precisa ser renovada há cada cinco anos. Estaria de acordo com todo o transtorno, caso realmente a renovação fosse capaz de deter os maus motoristas, mas vejo apenas como mais uma prática de tirar dinheiro dos... índios!

Gosto de resolver tudo com muita antecedência, e sabia que minha carteira venceria neste mês de junho. Só que pensei que venceria no dia do meu aniversário, e fui protelando tudo que pude (na verdade, pensei que se minha habilitação vencesse, eu seria presa dirigindo sem ela e marido contrataria um "James" para mim). Ontem, descobri que hoje era o dia do vencimento, assim, teria trinta dias, a contar de amanhã, para a renovação.

Junto ao meu problema, tinha que encontrar um despachante para transferir o carro do marido de nome, já que quitamos o bichinho com a financeira tem três meses. E por último, mas não menos importante, meu irmão chega no Brasil dia 5 de setembro com a CNH vencida.

A luta começou pela internet: achar um despachante. Levantei endereço e telefone de oito e fui atrás do primeiro. Lugar inexistente. Tentei o segundo e deu certo. Sorte. Parei o carro no estacionamento do supermercado Dia, e lá vem o cara me pedir dinheiro para parar no estacionamento do supermercado. Fiquei emputecida, mas sem saída. Cheia de esperança, dirigi-me sem rodeios à atendente: "preciso de três coisas: transferir o documento do carro, renovar minha CNH e a do meu irmão, que não mora no Brasil". Fui questionada sobre o tal exame CFC. Não tenho. Exame médico? Idem. Então procure o lugar para fazer exame médico, tenho um para indicar na Vila Nova Cachoeirinha, o CFC você pode fazer no Carandiru (e ficar presa por lá com as detentas) e depois de tudo pronto, traga aqui que são 48hs. Do seu irmão não tem jeito, pois é preciso de fotografia e as digitais dele. Ainda tentei argumentar: "nem pagando? Meu irmão paga qualquer valor, pois é um renomado jornalista internacional e está nadando no dinheiro, tanto que vai me dar uma filmadora". Não tem como. "Há algum lugar que tem como? Automóvel Club, Rotary, Lions, Presidência da República?". A mulher não acreditou em mim. Lá fui eu atrás do exame.

Achei que faria tudo no CFC (que não lembro o que significa a sigla e nem vou procurar). "Bom dia, gostaria de renovar minha CNH". A senhora já tem o exame médico? "Não". Então, dirija-se ao outro lado da rua, e pela bagatela de 55 dinheiros, terá seu exame. Chego ao local do exame e sou questionada se tenho as fotos. Com a negativa, sou informada que ao atravessar a rua, voltando para o lado em que eu estava, e pela bagatela de 10 dinheiros, obtenho as fotos. Tirei as bichinhas. Deu medo, juro, mas não pude correr de mim. Voltei ao lugar do exame médico, paguei, coloquei as digitais, fui atendida por um médico em dois minutos, que foram os mais rápidos da minha vida. Aprovada. Volto ao CFC.

Apresento o exame médico e a moça me pergunta quais dias quero fazer aulas. Três aulas, de quatro horas e meia cada uma, pela bagatela de 75 dinheiros e não sou reprovada na prova. Ou agendo o exame, por 28 dinheiros e mais 10 dinheiros por uma apostila que sou obrigada a levar, e se for reprovada, só posso remarcar o exame dali quatro dias.

"Moça, posso pagar os 75 dinheiros e não fazer nem aula, nem prova, nem nada?". Não. "Posso pagar 150 dinheiros pelo mesmo pacote de benefícios?". Não. "Moça, não trabalho na televisão, não estou gravando nossa conversa e não tenho três dias para ficar fazendo cursinho, tampouco tenho tempo para ficar estudando caderninho." Senhora, não tem jeito, gostaria de agendar a prova para hoje a tarde? "Nem a pau. Vou estudar o livrinho e volto terça da semana que vem.". Trevas!

E depois de ter tudo? Bom, ou vou até o Poupatempo, na Praça da Sé, tomo metrô, corro o risco de ser assaltada, passo mal na multidão e tiro a CHN lá, ou pago 170 dinheiros para o despachante gago do outro lado da rua, que me indicaram enquanto eu caminhava.

Peguei o carro no estacionamento: 7 dinheiros a mais levados do meu bolsinho. Se eu sumir, é porque estarei concentrada nos meus estudos. Até breve.

obs.: preciso contar que meu irmão dançou? Deveria eu ainda, em nome da filmadora que ganharei, gastar interurbano e ligar para Dublin, dizendo que não tem solução? Dêem suas opiniões, participe. Sua participação é muito importante para dirimir uma lide tão importante dentro de mim.

6 comentários:

  1. "Meu irmão paga qualquer valor, pois é um renomado jornalista internacional e está nadando no dinheiro, tanto que vai me dar uma filmadora"....hahahaha...adooooro!
    CFC: Centro de Formação de condutores...hahaha
    Menina, e eu q renovei a minha la no Poupatempo de Itaquera. Longe? Magiiiina...hahaha
    É uma "putafaltadesacanagem" ter q pagar tanto dinheiro pra nada, pq é como vc disse, ainda se tirasse das ruas alguns motoristas q pelamor, seria OTIMO ne?
    hahhaa...seja franca com ele...uahuahuahuahua
    Tudo pela filmadora...rs

    Bjooookas

    ResponderExcluir
  2. Só pra vc saber... CFC significa Centro de Formação de Condutores...kkkkkkkkkk

    Boa sorte na prova.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tomei no fiofó! Pior é que sou pobre sem recurso algum e só tenho 3 semanas no Brasil. Melhor vc descolar um livrinho desse online pra eu já ir estudando...

    ResponderExcluir
  4. Querida,
    Meu despachante nos arrumou (sim, eu, meu irmão e mãe) uma auto-escola para renovar a carta aqui no mesmo bairro.
    Foi assim, primeiro fiz o exame médico (não tem como fugir)aqui perto de casa mesmo, e depois fui na tal auto escola.
    Chegando lá entrego o exame médico e ela pega minhas digitais e pede para esperar. Depois de alguns minutos ela me chama de novo para pegar de novo as digitais...e depois de mais alguns minutos, de novo as digitais.
    Isso levou 40min, sem aulas...rs

    Adoooro meu despachante. Ele resolve TUDO para mim.

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandinha!!
    Primeiro, to triste pq acho q falei alguma coisa q te magoou amiga;;; vc sumiu da minha vida! To depre e me sentindo abandonada... snif snif
    Mas, chegando de drama e voltando ao post, fiquei nesse jogo de empurra empurra hoje no poupa tempo de Osasco, pra licenciar meu carro; só que aqui é mais vazio amiga. Só não sei se renova CNH...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Renovar qualquer coisa nesse país é uma novela!
    Estou mega estressada tentando renovar o meu passaporte.
    Bom, amiga, eu fui a primeira turma (ano 2000) desse maldito curso, que era de 1 semana e a tarde inteira!Isso sem contar nas coisas bizarras que vi lá, como um vídeo que mostrava vários acidentes com motoristas imprudentes. Ah sim! O querido " professor" fez a mulherada trocar pneu.No final a prova foi bem fácil e deu tudo certo.

    ResponderExcluir