quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dicas de português

Se alguém pensou que:

1. Eu só falo de vizinhos; ou
2. Eu havia desistido das dicas de português

Pode ter certeza de que as duas alternativas anteriores estão erradas. Hoje vou falar sobre duas coisas.

A primeira é a palavra . é substantivo masculino. Muita gente fala que está com "uma dózinha" de alguém. E quando um infeliz (como eu) fala certo, o povo olha com cara de paisagem. Só que o correto é dizer: ESTOU COM UM DÓ, TENHO UM DÓ, ME DÁ UM DÓ. Sempre no masculino.

Outra coisa é sobre a preposição ENTRE, quando usada para separar o falante do falado. Deixa eu tentar explicar: diz a regra que não se usa pronomes pessoais (eu, tu, ele, nós, vós, eles) após pronomes, EXCETO quando usamos verbos no infinitivo (para EU fazer, para EU comprar, etc.). Diz a regra também que quando vamos falar de algo que ocorre entre nós e alguém, a pessoa que fala vem primeiro. Vamos ver se dá certo a explicação com os exemplos:

1. Entre você e eu (ERRADO)
2. Entre você e mim (DOEU, PÁRA)
3. Entre eu e você (NÃO SE USA PRONOME PESSOAL DEPOIS DE PREPOSIÇÃO)
4. Entre mim e você (SE VOCÊ CONSIDEROU ESTA ALTERNATIVA, ACABA DE GANHAR UM BISKROK)

O correto é sempre dizer: entre mim e Fulano, entre mim e Ciclano, entre mim e Beltrano (e se você leu o post anterior a este, entre mim e o lobo uivante existe alguma indisposição que está me causando loucuras)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário