sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sobre a Língua Portuguesa

Nossa língua deveria chamar-se Língua Brasileira, pois muito se difere daquela usada na Terrinha. Temos diferenças não apenas lexicais, mais também em sintaxe. Mas o que é léxico? Léxico é o conjunto de palavras de uma língua. A sintaxe é a parte da língua que estrutura cada uma das palavras em uma frase, oração ou período. Ué, mas frase, oração e período não são tudo a mesma coisa? Não. Vamos ao exemplo:
Frase: "Bom dia!" - trata-se de um enunciado com sentido completo. Só que NÃO TEM VERBO. Portanto, é uma frase.
Oração: "Gostei!" - aqui temos o exemplo de uma oração. Apesar de fazer uso de uma única palavra, esta palavra é um verbo, portanto, é oração.
Período: "Vou escovar os dentes e tomar café." - temos TRÊS verbos neste pequeno período: VOU + ESCOVAR + TOMAR. Temos então TRÊS orações neste período. Sacou? Cada verbo de um período, que tiver SENTIDO COMPLETO, é responsável por uma oração dentro do período. Neste caso, o verbo IR (vou) + ESCOVAR formam uma locução verbal (dois verbos juntos para especificar uma única ação). Mas o verbo IR possui sentido completo, claro que faltando o objeto direto (pois quem vai, vai para algum lugar). Mas de objeto direto falaremos outra hora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário