quinta-feira, 20 de maio de 2010

Novidade 2 - Dicas de Português

Há muito tempo que alimento a idéia de escrever dicas de português aqui no blog. Não vou determinar um dia da semana para o acontecimento, nem de quanto em quanto tempo os posts acontecerão. Simplesmente acontecerão. Quero deixar claro que professor de português também escreve errado, e que deixo o blog aberto às críticas ou aos erros que eu mesma venha a cometer.

Vamos à dica de hoje:
"Eu nasci há dez mil anos atrás" (Raul Seixas) - Em um poema, tudo pode, tudo fica bonito, não precisa ser figura de linguagem, mas tudo é possível. Uma música nada mais é que um poema cantado, no qual cada indivíduo tira sua poesia (diferença entre poema e poesia fica para outro post). Só que no título da música há uma redundância, que mostra a intenção do autor em afirmar que o tempo é realmente muito distante. Na prática, no dia-a-dia, não é correto usar HÁ + ATRÁS. Ou nascemos há dez mil anos, ou nascemos dez mil anos atrás.
Sacou? Dúvidas? Escreva para a Pandinha! Até a próxima

7 comentários:

  1. Uia!
    Adorei a dica, mas então ta errado? Ha dez mil anos esta errado, ou tanto faz? eu posso falar das 2 formas?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia! Vai ser muito util pra mim ja que tenho esquecido o meu português aqui na França, cada dia fica mais dificil escrever certinho no blog!

    Continue com as lições!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia e ainda me sinto a vontade para fazer um pedido, que tal dar dicas sobre a tal reforma ortográfica, já que quando aconteceu eu já não estava mais no Brasil? :P

    beijoca pandoca

    ResponderExcluir
  4. Pessoas, vou providenciar várias regrinhas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Úrsula, show!
    Na faculdade tinha um professor que frequentemente nos corrigia sobre o uso do há + atrás. E embora eu saiba disso, às vezes ainda me escapa a frase errada..rsrs
    Vc já reparou como muita gente fala assim? Eu já. :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa Cleidoca, MUITA gente usa a redundância, e eu sou do tipo que se irrita com tal coisa... basta assistirmos tv e vermos o qt isso é comum...

    ResponderExcluir