segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dica de português

Estou buscando colocar aqui dicas sobre erros que vejo as pessoas cometerem no dia-a-dia. E um dos que mais ocorre é o uso do verbo VER no futuro do subjuntivo. O que o povo diz? "Se eu VER você na próxima semana...". O correto é "se eu VIR". Parece estranho, sim, mas há verbos que quando usados no subjuntivo (modo que indica hipótese, incerteza ou dúvida), causam certa estranheza ao serem usados de maneira correta. Só que usados de maneira incorreta causam dor no ouvido alheio. Vamos tentar corrigir isto?

5 comentários:

  1. eu sempre acho esse "vir" tao bizarro que acabo substituindo. escrevo "quando eu te encontrar", dai resolve o problema...rs

    ResponderExcluir
  2. hahaha...outro dia virei pro meu CHEFE e falei isso. Ele me perguntou de uma menina e eu disse q ela nao tava na mesa dela, dai eu disse: "se eu a vir, eu aviso q vc quer falar com ela"...ele riu de mim. Se eu "a vir"....eu nem discuti, juro. Pq eu sei q é assim q ta certo e é assim q eu sempre falei oras...rs...aprendi na escola e nunca mais esqueci. Outra coisa q nao me lembro quem falou pra mim q eu tava falando errado, eu disse "eu nao gosto de gente q SUA e tal" nao lembro a frase direito, mas me olharam torto! Como assim a pessoa SUA, a pessoa SOA...jamais ne! Quem soa é sino e tem gente q quer corrigir a gente mas antes deveria passar um tempo com vc! rsrs...ou no minimo com o Aureliao!!!! rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Mi, AMEI o jeitinho brasileiro!

    Than, é PHODA falar certo perto de gente que fala errado, pois vc é que passa pela burra. Mas aperte o dane-se para os outros! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da turma da Mirelle !

    Estou adorando as dicas de português,tenho certeza de que venho cometendo erros devido o pouco contato com a língua.

    ResponderExcluir
  5. Ká, eu AMO dicas de PT, pois fico envergonhada se escrevo algo errado, então, se vir algum erro por aqui, me avisa! Bejusss

    ResponderExcluir