terça-feira, 18 de maio de 2010

A crise mundial


Durante muitos e muitos anos, Portugal viveu um regime ditatorial e empobreceu. Com o surgimento do bloco econômico europeu, houve grandes investimentos no país para mudar seu cenário que rumava à miséria. Agora o país enfrenta uma grande crise e, segundo o jornal matinal da Globo, Cavaco Silva - presidente daquele país - aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo para desviar a atenção do povo para a situação real em que se encontram. Será? É para se pensar. Portugal é um país católico ferrenho. Fato é que a crise está lá, e também na Espanha, na Irlanda, na Grécia.
Na minha visão de economista, de cidadã, de leitora, questiono a injeção de dinheiro que o Banco Mundial fará na Grécia. Até para países vale a máxima: ENSINAR A PESCAR E JAMAIS DAR O PEIXE.
Enquanto isso, o dólar sobe. Toda vez que marido viaja e compra muita coisa, o dólar dispara às vésperas de pagar o cartão de crédito. Já vi este filme antes e me rasgo de raiva!
Não temos muito do que reclamar, porém. Quando voltamos ao Brasil, após dois anos fora, trouxemos uma boa quantidade de dinheiro. Foi com o trabalho lá fora que compramos aqui dois carros zero quilômetro e nosso ex-apartamento de Santana. Mais ainda, foi com o câmbio que tivemos na nossa chegada: 4 dinheiros brasileiros para 1 Euro, e 3 dinheiros brasileiros para 1 dólar. Quanta alegria...

4 comentários:

  1. Nem me fala... eu paguei quase 3 por 1 quando vim morar aqui. E agora meu euro vale quase só 2 reais. é uma vergonha...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu ganhei então, pq 4x1 foi pouca gente que consegu8iu...

    ResponderExcluir
  3. Menina, a gente tá numa desvantagem braba. E bem que eu queria chegar no Brasil daqui um a ano e comprar meu zerinho tb, mas desse jeito... Espero que a "ajuda" lá pra Grécia fortaleça um pouco a moeda e a gente possa ver mais cifrões em pouco tempo...

    ResponderExcluir
  4. Cleidoca, guenta as pontas aí que daqui a pouco o dinheiro cresce... e reza pro dólar cair até o dia de pagarmos o próximo cartão...rs

    ResponderExcluir