quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fazendo a diferença

Dentre tantas decisões, nenhuma me dói mais que parar de trabalhar. A profissão de professor é eternamente prostituida e desvalorizada. Não trabalho por dinheiro, graças a Deus, pois se dependesse dele para viver, morreria de fome. Trabalho por ideal, por distração, por realização.
Ontem foi dia de avaliação dos meus alunos. Uma das minhas disciplinas foi a que abriu as provas bimestrais. Enquanto uma turma fazia provas, corrigia as das turmas anteriores. Tenho alguns alunos especiais. A escola é inclusivista e o trabalho que fazemos lá é um dos mais bonitos que já vi na educação, o qual me orgulho muito de fazer parte. Há um aluno com 15 anos e com dificuldades em diversas matérias. Tenho outro, três séries abaixo dele, que é uma porta, não deixa passar nenhuma informação. O primeiro tirou dez, o outro, oito. Chorei ao corrigir as provas dos dois. Cresci feito um gigante, pois parecia um sonho possível de se realizar. O aluno mais velho pegou a prova dele e saiu pela escola, mostrando de professor em professor a sua evolução. A diretora chorou junto com ele. E eu chorei atrás. Não foi uma nota dez, foi a construção de conhecimento que ele teve, foi a superação de obstáculos.
Já tinha comentado com os demais colegas o destaque que este aluno vinha tendo comigo e a nota foi a comprovação. Os pais vão se orgulhar, assim como nós, do corpo docente.
Tudo no mundo seria mais fácil se cada professor entendesse que os alunos são únicos, são diferentes uns dos outros e o trabalho de professor, por mais difícil e árduo que pareça, é um trabalho de formiguinha, é um dia de cada vez. Apesar de meu breve afastamento, sei que voltarei, e continuarei fazendo a diferença.

5 comentários:

  1. Caralho, que lindo! Esse sim é um trampo que vale a pena. A diferença que vc fez na vida dos moleques não será temporária...

    ResponderExcluir
  2. Que máximo!!! Isso sim é uma baita reconhecimento do seu trabalho.

    Eles ganharam uma nota alta e junto com ela, auto-estima que vai ajuda-los a acreditar mais neles. Se bobear, isso vai ajudar nas outras materias também!!

    Parabéns VEMCHA, e please, nao para de aula não...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada queridos, obrigada... depósitos podem ser feitos na conta-corrente xxx-yz, agência zzzz-0, do banco dos Panda! Lov o 6 2

    ResponderExcluir
  4. Porque se afastará amiga?:

    nãoooooo , vc fará falataaaa!!! mta falta!!!!

    eu adorei qdo postou no orkut as fotos do final do ano com seus alunos, e sempre vejo os recados carinhosos deles para vc....
    que delicia isso lindona....

    vc mereceeeeeeeeee, bju

    ResponderExcluir
  5. Amiga... sabe aquela historinha de que para todo ganho há uma perda? Acho que neste momento estou precisando ganhar algo, por isto, preciso de uma perda...

    ResponderExcluir