quinta-feira, 11 de março de 2010

Como criar o bloqueio da aprendizagem

Minha filha tem dez anos, completados ao final de novembro passado. Cursa o sexto ano de uma escola particular, na cidade de São Paulo, apostilada recentemente por uma das maiores instituições de apostilamento do país. Amanhã, fará uma prova de inglês. Perguntei o que cairia na prova e ela me disse que a matéria estava fácil, pois é a mesma que está estudando no inglês fora da escola (meus dois filhos estudam inglês na PBF) e como lá não é necessário fazer prova, ela aprende sem ter medo e consegue fazer uma boa prova na escola regular.

Bingo para mim, que vivo defendendo a idéia de não haver avaliação escrita. Avalio meus alunos de outras maneiras e eles AMAM minhas aulas. O ponto aqui, porém, é outro e em outra disciplina. Semana que vem, haverá prova de DG (desenho geométrico para os antiguinhos como eu). Senta minha filha ao meu lado e pede: "mamãe, pode colocar o grafite no meu compasso?". Respondi que sim e perguntei se havia outro grafite maior. Ela disse que precisávamos comprar, e também a um outro compasso. Por quê? Porque a professora disse que se ela não consegue enfiar o grafite no compasso, é problema dela e a ser resolvido em casa. Pior, vai descontar nota da minha filha.

Meu Deus, vivemos no ano de 2010. Os cursos de Psicologia e Psicopedagogia são cada vez mais concorridos em boas instituições de ensino superior. Teóricos no mundo inteiro tentam encontrar soluções mais e mais modernas para sanar os problemas de aprendizagem. Será que a solução não seria cassar a licença de lecionar de uma professora como esta?

Como minha filha poderá gostar de uma matéria super legal que é DG, se a ignorante da professora usa de um método anti-pedagógico e cruel com ela? Tenho pena da minha filha, por ter que estudar com seres bossais. Tenho pena dos outros colegas dela. Porém, tenho pena desta indivídua que se intitula professora, mas não passa de uma terroristazinha que massacra a educação já tão massacrada.

2 comentários:

  1. Ai meu Deus, eu detestava desenho geografico...rs
    Ha qto tempo eu não ouço a palavra COMPASSO...rsrs....
    Onde ela estuda? E q professora BOSSAL mesmo.....é paga e BEM paga pra falar isso? Afff....

    BjosII;;;rs

    ResponderExcluir
  2. desenho geométrico? no meu tempo era só geometria. eu sabia as formas, mas nunca conseguia desenhá-las direito. até o circulo saia torto. acho que meu compasso era bebado...

    ResponderExcluir