quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

SAP - o dilema

Recebi um comentário no post "Cyrela - o sonho que virou pesadelo" que me fez refletir muitas coisas. Uma cliente da empresa reclama sobre a instalação do sistema de ERP, da empresa SAP, cujo sistema leva o mesmo nome. A Cyrela enviou comunicado em AGOSTO de 2009 para seus clientes, avisando-lhes da migração de sistemas. E até hoje eles estão atrapalhados e cheios de problemas. Acabei de encontrar com uma vizinha que AINDA NÃO CONSEGUIU PEGAR AS CHAVES DA SUA UNIDADE. Por conta das trapalhadas da instalação do SAP. Trabalhei em uma das "Big Five"; não trabalhei na auditoria, mas na consultoria. Na época, houve uma grande comemoração. Um dos cinco setores da área comercial da empresa (KPMG Consulting na época, hoje Bearing Point) fechou a conta de uma empresa gigante para instalar SAP. Durante um bom tempo, mantive contato com os engenheiros que estavam trabalhando no projeto. Não tinha problema. Nunca vi uma coisa que, para melhorar, precisa parar de funcionar por completo. A Cyrela implantou o sistema SAP sem estrutura para tal. Não usaram o sistema antigo como apoio, ou até mesmo paralelamente, para que a coisa não parasse de funcionar. Quem paga o pato? Nós, os consumidores. Como sempre.

Um comentário:

  1. Ola,
    Infelizmente faço parte de grupo de clientes Cyrela e que o sonho virou pesadelo. Após a implementação do SAP R3 a empresa ficou totalmente desestruturada. Não consigo sequer receber a posição financeira do imovel e muito menos as chaves apesar de o imovel estar pronto. Assim vemos como um software mal implementado pode levar uma empresa para o buraco. Pelo que sei o diretor de TI da Cyrela foi o primeiro que caiu nesse fracasso de implementacao SAP.

    ResponderExcluir