sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Uma farsa chamada VIVARA


Quando meu filho nasceu, meu marido me presenteou com um aparador de alianças, em ouro branco e diamante. Quase quatro anos atrás, o anel custou dois mil e quinhentos Reais. O que encareceu a peça não foi a quantidade de ouro, tampouco a lapidação da gema. Foi a marca escolhida: Vivara.

Sou cliente da Vivara há mais de dez anos. Por pura burrice, pois há muito já devia ter me dado conta de que pago caro por uma grife. E cá entre nós, grife de emergente, pois com o tempo, fui me dando conta das porcarias que me eram vendidas por lá.

Anos antes da minha filha nascer (e ela completará 10 anos daqui dois meses), comprei um par de brincos na Vivara. No primeiro mês, perdi um dos brincos do par. O outro ainda está aqui guardado. Mais alguns anos e comprei um anel de ouro amarelo. Era uma peça grossa, com a frente toda trabalhada, para uso diário. Também no primeiro mês, vi a peça perder o viço e com o viço, foi embora minha vontade de usá-la.

Ano passado, decidimos trocar nossas alianças. Fomos até a Vivara e escolhemos um par. Foram quarenta e cinco dias para que as peças ficassem prontas. Meu irmão, sem que eu soubesse, também foi comprar as alianças do seu noivado na Vivara, só que em outro Shopping. E minha primeira surpresa, foi ver que compramos exatamente a mesma aliança. A diferença é que a dele foi entregue em dois dias, já que ele ameaçou comprar em outra joalheria, caso o par de alianças não lhe fossem entregues em 48 horas. A segunda surpresa foi começar a perceber um grande número de pessoas usando alianças parecidas. Idênticas. Até que um dia, meu marido estava em uma reunião com aproximadamente dez executivos e percebeu que além dele, mais três usavam a mesma aliança da Vivara. O par custou quase três mil Reais. Também havia uma lapidação em diamante. Mas se tornou algo tão popular, que guardamos o par e voltamos a usar nosso primeiro par de alianças, que compramos quando morávamos fora do Brasil e nunca vimos ninguém com uma peça igual.

No dia das Mães do ano passado, ganhei do meu marido um par de brincos e um anel, em ouro amarelo e diamantes. A vendedora me convenceu de que o brinco era uma peça a ser usada no dia-a-dia, pois não queria nada para ficar guardado em caixa de jóias. Passados dois meses, estava andando pela casa e ouvi um barulho. Um dos brincos caiu da minha orelha. A tarraxa já era. Fui até a Vivara e reclamei. Disse que usava brincos de ouro de outras joalherias “baratas” e já era a segunda vez que um da Vivara simplesmente caia da minha orelha. Deixei a peça lá para que fosse confeccionada uma nova tarraxa. Perdi a confiança em usar o brinco.

No início deste ano, acordei um dia e, como de costume, mexi na minha aliança. Sempre acordo com as mãos muito inchadas, pois tenho grande retenção de líquidos. Eis que, ao passar a mão pelos anéis, senti que o diamante não estava mais no aparador. Fiquei desesperada. Acordei meu marido, levantei com cuidado, tirei toda a roupa, mexi na roupa de cama e achei a pedra. Fui até a Vivara muito brava. Disse que era um absurdo uma jóia tão cara ter o diamante solto de maneira tão frágil. Não lavo louças, roupas, não uso produtos de limpeza, não faço faxina na casa, não pego no pesado. E o aparador de alianças é uma peça para ser usada diariamente, portanto, não pode ter uma pedra que se solte. Depois de uns 40 dias, me ligaram para avisar que o diamante estava colado.

Peguei meu aparador de volta e fiquei muito receosa. A Vivara vende suas jóias e informa “falsamente” aos clientes que a garantia é eterna. Eis que há um mês, o diamante do meu aparador soltou novamente. Só que desta vez, eu não o encontrei. E eles estão me cobrando quinhentos Reais para colocar uma nova pedra.

Acho um absurdo o descaso da empresa com os clientes. É uma empresa que tem inúmeras reclamações no Reclame Aqui e nunca respondeu a nenhuma. Enviei diversos emails, tentei contato no SAC e foi tudo em vão. O Reclame Aqui tem a Vivara como uma das empresas NÃO RECOMENDADAS PARA O CONSUMIDOR. Se minha opinião valer de alguma coisa, eu também não a recomendo. É muito bonito estenderem tapete vermelho quando entra o cliente para comprar. É muito feio vender por um valor caro, algo de má qualidade, só pela grife. Pior de tudo é destratar o cliente depois que a compra foi feita, o produto foi pago e o interesse da empresa naquele cliente acabou. Vou fazer igual minhas amigas agora: comprarei jóias lá no centro de São Paulo, na rua das jóias, onde tudo custa 1/5 do preço da Vivara. E se o diamante cair, a raiva será muito menor.

Em tempo, vale encerrar este meu protesto lembrando que nesta semana em que estamos, a Vivara está com uma grande promoção em jóias com diamantes. NÃO COMPREM. Vocês poderão se arrepender mais tarde.

16 comentários:

  1. A melhor escolha são os anéis irlandeses de prata com símbolos celtas e claddagh. Custa pouco, tem história e ninguém tem igual.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora do meu chegar no Brasil... e trata de nunca mais entrar na bosta da Vivara viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou contar um pouc doa minha estória com a VIVARA(Segue abaixo o e-mail que mandei para o SAC)

      Estou optando por nunca mais adquirir quaisquer produtos da VIVARA, a cada visita à loja tenho uma surpresa.
      Tudo começou em 2008 quando tive a infelicidade de adquirir minhas alianças de casamento. Na época nos interessou o modelo VALENTINE'S . A partir deste momento começam os desencontros de informações e inverdades. O modelo que havia na vitrine era o de 8mm, só que achamos que era muito grande, e a vendedora nos orientou que dava para "cortar" para ficar com apenas 6mm, mas que os valores não seriam alterados. Como gostamos muito da aliança acabamos aceitando. Posteriormente tivemos a informação que de o modelo de 6mm existia (neste caso foi praticado o OverPrice de forma indevida). A vendedora na época nos passou também a informação que a cada ano, poderíamos colocar uma "pedrinha" na aliança de forma gratuita todos os anos. Quando foi o ano seguinte, tivemos a notícia que tinhamos que arcar com o custo da pedra e da colocação (mais uma vez fomos enganados), até aí tudo bem, temos arcado com as colocações. Agora em 2014, fomos colocar a 5ª pedrinha da aliança, e temos a infeliz notícia de que não pode colocar mais pois vai comprometer a estrutura da aliança. Infelizmente a cada hora é uma novidade. Agora me diga o que eu vou fazer com uma aliança com 4 pedras?? Se a aliança nao tem estrutura para aguentar a colocação de várias pedrinhas, não poderia ter sido vendida desta forma, ou eu teria que ter sido avisado, pois daí eu não sairia botando pedrinha todo ano.

      Excluir
  3. E os produtos da vivara são especificamente os anéis, alianças, de ouro oco, ou seja vc está comprando gato por lebre.

    ResponderExcluir
  4. É COMPREI UM ANEL DE 1.500,00 NO DIA 3/9/2009 E AO RECEBER 60 DIAS DEPOIS DA COMPRA ESTAVA COM UMA QUALIDADE PÉSSIMA, NÃO ECEITEI E ESTOU ESPERANDO ATÉ HOJE DIA 4/12/2009 O NOVO ANEL....RISOS UMA GRANDE PIADA.....ALÉM DE ELES NÃO EMITIREM NOTA FISCAL O QUAL NOS DEIXA DE MÃO ATADAS...BIRNCADEIRA.

    ResponderExcluir
  5. Thanks for sharing us informative thoughts.

    thanxxx
    single mother grants

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu alerta.
    Tenho apenas duas coisas da Vivara e as duas estão perfeitas, sendo que uma delas usei diariamente por anos e anos. Mas são muito antigas e a Vivara não era essa coisa massificada de hoje.
    Jóias não fazem parte das minhas aquisições desde que meu pai partiu. Eu era apaixonada por elas, comprava, marido dava, aproveitava qualquer data para ganhar ou comprar uma, mandava confeccionar quando viajava...
    Mas guardar em uma gaveta a aliança que meu pai usou durante anos (desenhou, escolheu material e mandou confeccionar) fez com que me desse conta de como essa paixão era efêmera e como eu não aproveitava as que tinha, que vivem trancafiadas, por medo de assalto, já que vivo na rua.
    Aí conversei com o marido e pedi que substituíssemos qualquer dinheiro gasto em jóias por viagens. Foi o melhor que fizemos.
    Alegria, felicidade, os risos e bons momentos, levo comigo para onde for.
    Desapeguei, rsrs.
    Mas há quem ainda curta, e acho uma grande e enorme sacanagem uma loja de rede fazer isso.
    Reclame mesmo.
    Beijos












    $$

    ResponderExcluir
  7. Nesta Loja tem uma coleção de peças diferenciadas, detalhe: Se você quiser criar o seu próprio modelo, eles confeccionam sem comprar mais por isto.

    ResponderExcluir
  8. Otimas informacoes.quando fui a sp em 2013 quase que compramos nossas aliancas.seria un investimento pesado.passado tantos meses deixei essa ideia de ter aliancas vivara.e hj em 2014 achei um excelente par de aliancas com modelo o qual procuravamos.ja nos certificamos da empresa para nao passsr decepcoes,e a mesma tem muitos clientes satisfeitos visto ser loja virtual.hj todio mundo usa vivara ,alem de tudo nao vejo criatividade quando se trata de sliancas.a vivara esta perdendio por ser incoerente no que passa.

    ResponderExcluir
  9. Pior fui eu que fui enganada. Comprei de uma pessoa q manda um ourives de quinta fazer. A aliança veio com um péssimo acabamento e no primeiro dia que usei caiu uma pedra, guardei, quando fui olhar a jóia já não tinha mais outra pedra. Pior que foi vendido caro e sem nota fiscal e a criatura que me vendeu tem o nariz tão empinado que não aceita nenhum tipo de reclamação. Dinheiro jogado no lixo, pois não quero nem ver as furiosas das alianças e meu noivo já comprou outras, lindas e com ótimo acabamento e custaram bem menos. Tem compra que e assim, não da samba. Se arrependimento matasse 😳

    ResponderExcluir
  10. E tem mais uma coisa: observe a qualidade do diamante vivara. Existe uma classificação de pureza. Eles não explicam isso. Hoje em dia compro minhas jóias na Monte Carlos que oferece os melhores diamantes (classificação GH), equiparando-se aos diamantes Thiffany. Vivara jamais!

    ResponderExcluir
  11. Tenho peças compradas na rua do ouro e de ótima qualidade, inclusive tem diversos ourives aptos a fazer peças exclusivas.
    Se for lá, recomendo a JJ, fica no primeiro andar no prédio em frente à romance, atendimento excelente e ótima qualidade

    ResponderExcluir
  12. Oii, e com relação a pulseira Life da vivara? Estou querendo comprar mas estou em dúvida entre Vivara e Pandora. É muito ruim quando eles destratam seus cliente assim.

    ResponderExcluir
  13. a Vivara não esclarece a classificação dos diamantes, lamentável.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada. Há meses vinha paquerando as peças da Vivara.. você me salvou de entrar numa fria!!! Pandora, partiu! :D

    ResponderExcluir
  15. To passada. Tive problemas com anéis swarovski mas eles trocaram as peças. Achei q vivara fosse melhor!

    ResponderExcluir