quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quando a vida e a arte se cruzam


Estou vivendo uma fase da minha vida, na qual todos os livros os quais leio, parecem se encaixar perfeitamente. Será que é porque há problemas por todos os lados e toda história tem uma moral?

Hoje, passei a tarde toda na obra do nosso apartamento novo, que já está quatro meses atrasada a entrega. E pelo visto, atrasará muito mais. Sai de lá tão arrasada. É triste ver um sonho virar pesadelo. Estou com os armários do apartamento inteiro pronto, o apartamento no qual moramos já está vendido e tem data para ser entregue e, pelo visto, ficaremos sem ter para onde ir. Lá vamos nós de novo para um flat. Não será a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira, nem a quarta...

O livro de hoje, na verdade, foi um conto, de Charles Dickens: Contos de Natal. Narra a história de um homem que, na noite de Natal, recebe a visita de três fantasmas, simbolizando o passado, o presente e o futuro. Mostra que ele foi bom no passado, está sendo avarento e ganancioso no presente e poderá ter um péssimo futuro.

Quando estava na obra e vendo tanta sujeira, tanta barragem, tanta desordem, tanta coisa ainda para ser feita, fiquei pensando em Dickens, que escreveu sua obra mais de um século atrás: “será que fomos gananciosos demais?”. O que é ganância? Até que ponto das nossas vidas, devemos parar de querer mais, estagnar na passividade, deixar de evoluir materialmente? É pecado desejar ter um lugar mais legal para morar, poder oferecer aos filhos uma infra-estrutura melhor?

Senti-me péssima, tão péssima quanto venho me sentindo nos últimos meses. Um dos piores sentimentos que existe nas nossas vidas, é o sentimento da impotência. É saber que estamos de mãos atadas e nada do que fizermos poderá mudar a situação a qual estamos enfrentando.

Tudo pode ser uma lição; seja o conto de Dickens, seja a obra atrasada e tantos transtornos que estou vivendo por conta disso. Mas quero mesmo é saber qual será a moral da história, quando tudo acabar. Mais uma pedra que consegui levantar para construir meu castelo?

2 comentários:

  1. A verdade é: se todos os problemas acabarem e tudo ficar uma beleza, vc ficará depressiva e sem sentido pra viver. Believe me!!

    ResponderExcluir
  2. E a depressão por conta dos problemas, jogamos onde??? Vou pra Irlanda! Believe me!!!!

    ResponderExcluir