terça-feira, 18 de agosto de 2009

A FARSA DA ABRIL CONTINUA

Ontem, como já tinha perdido compromissos por conta de tentar resolver o problema com a Editora Abril, claro que sem nenhum resultado positivo, decidi ligar para meu marido e pedir que cancelasse o cartão de crédito. Tudo bem que ele embarcará para uma longa viagem internacional na próxima semana. Se o cartão novo não chegar, usam-se outros. O importante era deixar de ser lesado pela Abril.

Procurei pelo serviço de assinante no site. Não há nenhuma possibilidade de não renovar a assinatura. Tudo é direcionado para que o cliente seja OBRIGADO a continuar mantendo o péssimo serviço prestado por eles.

Quando recebi no domingo o tal email da renovação, já renovando por dois anos (audaciosos não?), o valor a ser descontado seria: 12 x R$ 59,90. DETALHE: eles dizem que o RENOVA FÁCIL é um serviço que dá desconto ao cliente. Mas hoje, dia 18 de agosto, há uma promoção no site. Assinando a revista por 2 anos, leva-se (há clientes trouxas que acreditam ser grátis) mais um ano grátis. Ou seja, três anos de assinatura. Pela bagatela de 12 x R$ 75,65. Pergunto: qual é a vantagem de ser assinante???????

Recebi ontem diversas mensagens de pessoas que já foram também lesadas pela Editora Abril. O bom foi descobrir que não somos os únicos que tentam ser feitos de otários. O ruim foi saber que até hoje, ninguém tomou nenhuma providência legal contra a empresa.

Esqueci de contar. No ano passado, quando fizemos a assinatura, pedimos o pagamento parcelado, mas o débito enviado para nossa administradora do cartão de crédito foi feito em uma única parcela. Tentamos inúmeras vezes um contato com a empresa que, claro, está sempre com sistema inoperante.

Hoje, recebi no meu email pessoal (uma vez que a assinatura está em nome do meu marido) algumas respostas aos DUZENTOS E CINQUENTA emails que enviei ontem. E não é figura de linguagem. Realmente enviei tudo isso. Precisava fazer com que a Abril se manifestasse (antes de o advogado da empresa entrar em contato com o nosso para propor um acordo, o que deve acontecer).

Vou replicar aqui “ipsis literis” o teor das mensagens que recebi, tal qual minhas respostas às mesmas:

MENSAGEM 1:

“Caro Milton,
O nosso sistema de renovação automática de assinatura por contas de crédito - o Renova Fácil, associa o benefício do desconto exclusivo aos nossos assinantes à comodidade do débito programado no seu cartão de crédito ou débito em conta, evitando qualquer burocracia para renovar sua assinatura.
Essa forma de renovação é oferecida, por meio de uma correspondência, no mínimo três meses antes do início do novo período, aos assinantes que optaram por pagamento com cartão de crédito ou débito em conta.
Nessa carta, informamos a nova vigência, o número do cartão a ser debitado (sempre o mesmo utilizado anteriormente), o valor, a data do débito e a data máxima para eventuais alterações de dados ou forma de pagamento (carnê, por exemplo), colocando à sua disposição um telefone (ligação gratuita).
Caso o contato não ocorra até a data mencionada, outro comunicado é enviado, mais próximo ao pedido de débito à instituição financeira, informando a renovação automática da assinatura.
Ainda assim, se o assinante manifesta-se contrariamente, tomamos todas as providências necessárias de acordo com o desejado.
Por questões de segurança, o serviço de cancelamento nestá (SIC) disponível exclusivamente por telefone. Temos uma equipe dedicada para este atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.
Aguardamos seu contato no telefone 0800-7752035
Atenciosamente.”

NOSSA RESPOSTA:

“Caros FARSANTES chamados EDITORA ABRIL, 1. O número de telefone é apenas MAIS UMA FARSA, de sistema INOPERANTE constantemente 2. Eu não pedi nenhuma facilidade. Caso eu queira fazer a assinatura da revista, farei o contato com vocês e o desconto que vocês SUPOSTAMENTE fazem é também MAIS UMA FARSA. 3. Enviei várias mensagens dizendo que NÃO TINHA INTERESSE na renovação e não obtive resposta alguma, salvo quando recebi uma mensagem de PARABÉNS PELA RENOVAÇÃO que não fiz e não pedi 4. Vocês tem conhecimento de que, segundo o CDC, essa prática da renovação automática é ilegal. 5. Além de processar a empresa por danos morais, continuarei divulgando o tipo de atendimento que nós, clientes (ou ex-clientes, como eu) recebemos. 6. Vocês não possuem uma equipe PREPARADA tampouco COMPETENTE para atender aos assinantes neste 0800, pois a resposta é sempre a mesma, por dias, por horas: SISTEMA INOPERANTE. 7. Já cancelei meu cartão de crédito ontem, às vésperas de embarcar para uma viagem internacional. Alguém arcará com o meu tempo perdido com essa empresa que brinca com o cliente e com todos os prejuízos que estou tendo por conta dos transtornos. Se caso tenham algo a falar comigo, entrem em contato pelo meu telefone, que consta de seus cadastros. Este sim, é um número real, com uma pessoa real e capaz de solucionar problemas. MILTON HUMMEL”
MENSAGEM 2:

“Cara Úrsula

Esclarecemos que no dia 17/08/2009 houve uma queda em todos os nossos sistemas que afetou o atendimento de milhares de clientes.

Esclarecemos ainda que nosso horario de atendimento é das 8:00hs até as 22:00hs de segunda a sexta.

Por questões de segurança, o serviço de cancelamento está disponível exclusivamente por telefone. Temos uma equipe dedicada para este atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.
Aguardamos seu contato no telefone 0800-7752035
Atenciosamente.”


NOSSA RESPOSTA:

“Caros NEM SEI MAIS O QUÊ, O interessante é ver que dentre as 2.300 reclamações do Reclame Aqui, todas feitas contra a EDITORA ABRIL, a grande maioria está sem resposta e sempre com o mesmo problema que o meu. É realmente hora de alguém agir. Se o sistema de vocês caiu no dia 17, não tenho nada que ver com isto. E os outros dias, durante três semanas, que enviei mensagem à vocês solicitando que NÃO FOSSE RENOVADA QUAISQUER ASSINATURAS, uma vez que, quando eu tiver interesse em fazer compras, me reservo ao direito de solicitá-las?”
MENSAGEM 3:

“Cara Úrsula
Ressaltamos que por questões de segurança, este serviço está disponível exclusivamente por telefone. Temos uma equipe dedicada para este atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.
Aguardamos seu contato no telefone 5087-2145.
Atenciosamente.”

NOSSA RESPOSTA:

“Ressalto que não tenho mais interesse em conversar com vocês, agora, o assunto é na justiça e se há alguém que deva procurar outrem, é o prestador de serviços procurar o cliente.”
Percebam que nesta terceira mensagem, surgiu um novo número para contato (o qual nem tentamos saber se funciona, se é real ou não).

Como a justiça no Brasil é morosa, vamos aguardar o último capítulo de uma história de terror que está longe do fim.

Um comentário:

  1. Como conseguem enviar tantas mensagens evasivas sem solucionar o real problema do cliente? Santa empresa porcaria.

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