quinta-feira, 9 de julho de 2009

O escritor e o escrevedor, você sabe qual a diferença?

Segundo o Dicionário Aurélio, última edição, escritor é o substantivo masculino que designa o autor de obras literárias ou científicas. Já escrever, verbo transitivo direto, é o ato de um indivíduo representar sua idéia por meio da escrita. Se o verbo é transitivo direto, há a necessidade do objeto direto: quem escreve, escreve alguma coisa (pode ser uma carta, uma receita, um bilhete). Aqui, não importa o gênero. Ainda pode existir o objeto indireto, pois quem escreve, escreve alguma coisa a alguém. Não necessariamente um público de leitores.

Vivemos na era dos blogs. Acho o máximo. É muito gostoso encontrar escritos sobre tudo e qualquer coisa, em qualquer momento que desejamos. Encontro diariamente blogs muito bons, de pessoas comuns, que nunca estudaram Jornalismo, Letras, Publicidade ou qualquer outro curso superior que exija o aprendizado da escrita. O equívoco é que muitas dessas pessoas se denominam escritoras.

A diferença entre o escritor e o escrevedor está não só na quantidade de palavras usadas, mas também na qualidade dos textos, nas construções sintáticas, no uso dos elementos textuais, na coerência e na coesão de cada texto. O autor que se preocupa com todos esses aspectos, pode e deve se denominar escritor. Todo o grande restante é apenas escrevedor.

Já o leitor...leitor é qualquer pessoa que lê. Agora escritor... ah se Machado de Assis fosse vivo!

3 comentários:

  1. Sou uma dessas categorias...kkkkkkk

    na verdade acho que sou "Inscrivente" do verbo "erros de português"...adoro escrever sobre assuntos inuteis e passei a gostar mais de "inscrever" com vc!!! te adoro !!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitos escrevedores MV... agora sim, podemos classificar em BONS escrevedores e PÉSSIMOS escrevedores....rs...

    Muris, não importa o assunto, o que importa é escrever, aprimorar, melhorar, propagar as idéias...

    Love vcs dois!

    ResponderExcluir