sábado, 13 de junho de 2009

Profissão: Professor


Quem não sonhou em ser artista quando crescesse? Eu fui uma delas. Conforme fui crescendo, fui descobrindo o mundo e o artista que existe em cada profissional, no exercício do seu ofício. Em toda profissão há a sua arte e isso torna seus profissionais verdadeiros artistas.

Toda profissão é de suma importância. Tem gente que menospreza ou desvaloriza algumas profissões, mas se esquece que o mundo é uma grande cadeia e precisamos de cada coisa que a vida nos oferece, de modo que não há profissão mais importante que a outra. Ou há? Para mim, a profissão mais nobre que existe é a de professor, a profissão que ensina as novas profissões, que forma o indivíduo.

Já tive todo tipo de professor: novo, velho, idoso, jovem demais, alegre, triste, depressivo, palhaço, ator, doutor do saber e do conhecimento, humilde, pobre, rico, legal, chato, inesquecível por suas qualidades, inesquecível por seus defeitos. Mas todos eles, professores.

Há três anos, iniciei uma Licenciatura, sem jamais ter a intenção ou a pretensão de ser professora. Na infância, costumava brincar de escolinha com meus irmãos e primos e eu era sempre a professora, por ser a mais velha, mas tudo não passava de uma brincadeira.

Desde aqueles tempos, tenho a visão do professor como um líder, aquele que manda e que comanda. Ao longo do curso da vida, percebi que realmente os professores eram os indivíduos que tinham o poder, mas poucas vezes tinham o saber.

Foi preciso passar dez anos dentro de salas de aula universitárias para entender o que significa aquela figura a nossa frente, o profissional que se dedica com paixão ao seu ofício, que compartilha seu saber com seus alunos e deles absorve tudo que pode, construindo sempre um novo saber. É esse o professor que tiro meu chapéu e parabenizo hoje, dia do Professor, pois para mim, dia do Professor é todo dia.

O bom professor é o verdadeiro Doutor e agradeço de coração por todos os bons professores que passaram pelo meu caminho acadêmico, fazendo das suas aulas verdadeiras e inesquecíveis músicas para meus ouvidos. Obrigada por compartilharem seu saber comigo e por tornarem a mim, alguém melhor, alguém hoje preparada para ajudar um pouco mais àqueles que precisarem comigo aprender e para mim, ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário