segunda-feira, 20 de abril de 2009

INFORMATIVO: Dia do Índio


Todos os meses de abril, no dia 19, o Brasil comemora o dia do índio.

Mas quem é exatamente o índio?
Os índios são, acima de qualquer outra coisa que se diga ou se ensine, os donos do Brasil.

Todas as escolas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, fazem questão de ensinar aos nossos alunos, uma figura caricata, de rosto pintado, arco e flecha em mãos, cocar na cabeça, algumas penas envolvendo os quadris, mulheres com bustos de fora. A figura do índio é passada para as crianças da mesma maneira que se ensinam tradições circenses e a figura do palhaço.

Na vida real, tudo é muito diferente. Os índios eram os habitantes do nosso país, quando os europeus chegaram e tomaram suas terras, mataram suas tradições, dizimaram seus povos e os transformaram apenas em personagens folclóricos.

Vale a pena aproveitar o que as escolas estão ensinando e mostrar para aqueles seres que são o futuro do nosso país, de onde vieram e, principalmente, mostrar-lhes que a grande maioria de nós, brasileiros, temos com certeza um pouco de sangue indígena nas veias.

Fica a dica para navegar com as crianças no site do museu do índio, em minha opinião, o mais completo sobre o assunto: http://www.museudoindio.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário