quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia dos Professores

A ordem da data das mensagens não alterará o valor das mesmas. Como ontem não tive tempo de escrever sobre o assunto, aproveito agora para falar do dia do Professor.

Todas as profissões tem seus dias comemorados. Algumas tem a data praticamente lembrada apenas por seus profissionais. Outras, recebem algum apelo da mídia, como o passado dia da secretária. O dia do professor é comemorado sempre. Não importa qual o lugar do Brasil, se a cidade é pequena, grande, se há um grande número de cidadãos alfabetizados ou não, dia 15 de outubro é o dia do professor.

Ontem, enviei mensagens para alguns queridos professores. Entrei na escola com 2 ou 3 anos (tenho que conferir com minha mãe) e, desde então estudando, posso dizer que tive pelo menos uma centena de professores. Vários deixaram suas marcas, mas uma pessoa, em especial, me marcou de forma profunda. Foi no ano passado, na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino que tive o privilégio de ser aluna da professora Elisete Frigo.

Sabemos que nada mais fácil que entrar em uma faculdade privada. Basta fazer a inscrição e, após alguns dias, a matrícula. Dizem que há critérios de exclusão, mas como não conheço nenhum excluído, continuarei na dúvida. Com esta facilidade, todos os anos são lançados no mercado de trabalho um grande número de licenciados, ditos aptos à educar os meus, os seus, os nossos filhos. Sabemos também que a qualidade do ensino é ruim, que os professores possuem pouca autonomia para trabalhar em cima das regras das instituições particulares e muitas vezes, mesmo sendo bons, não conseguem expôr suas competências tal como gostariam.

A professora Elisete foi um divisor de águas na minha vida. Sua garra, emoção, empenho, amor, seriedade, disciplina, preparo, conhecimento, erudição, enfim, ficaria aqui escrevendo um sem número de predicados à sua pessoa profissional, me fizeram enxergar muitas coisas de maneira diferente. Me fizeram acreditar que é possível mudar. Um dia, ela nos disse que, se durante toda a sua jornada como educadora, conseguisse mudar apenas uma pessoa, já teria feito a diferença. Acreditem, ela muda todos os dias muitas e muitas pessoas e contribui para um mundo diferente. Para quem não assistiu, vale a pena conferir o longa "Escritores da Liberdade". Quem quiser ter alguma idéia de quem é a professora Elisete, imaginem que a protagonista do filme, Mrs. G., seria apenas 1% do que é nossa querida mestra.

Fica aqui minha homenagem para outras pessoas que marcaram minha vida acadêmica:

- Prof. Amabile Ruy - 1983 - 3a. série - E.E.P.S.G. "Fernão Dias Paes"
- Prof. Eunice - 1985 - 5a. série - Língua Portuguesa - E.M.P.G."Conte. Gastão Moutinho"
- Prof. Waldir - 1987/1988 - 7a. e 8a. séries - Ed.Física - "Gastão Moutinho"
- Prof. Camilo e Gilberto - 1990/1991 - Técnico em Mercadologia - "Derville Allegretti"
- Prof. Guaracy - 1998/1999/2000 - Direito e Processo Penal - Uniban Maria Cândida

E especialmente para minhas mentoras de profissão e de vida hoje: Cristina Máximo, Margibel, Plínio, Solange Leite, Neide, Ieda. Vocês são especiais e me guiam para um amanhã com mais sabedoria, mais competências, mais vontade e, acima de tudo, me ensinam que para ensinar, não basta saber, tem que ter amor por esta nobre profissão.

Um Feliz Dia dos Professores à todos os outros professores que tive, que ainda terei, às minhas amigas professoras, às professoras dos meus filhos e aos futuros professores que em breve, estarão formando novos professores.

3 comentários:

  1. Hahaha.
    Velharia sem fim.
    Tb fui aluno da Eunice e do Waldir.
    Só não ia jamais lembrar das datas (e nem posso garantir que vc não roubou na hora de escrever os números...).
    bjunda

    ResponderExcluir
  2. HA HA HA digo eu MV... claro que as datas estão PRECISAS... vc não conhece sua irmã calendário????

    ResponderExcluir
  3. Será que vc estudou comigo? Achei fazendo busca sobre a Professora Eunice, enquanto faço o post para esse aki: http://descortinamental.blogspot.com/

    Favoritando aki e volto depois Bjs

    ResponderExcluir